Tempo
|
A+ / A-

Termina esta sexta-feira a primeira fase das candidaturas ao ensino superior

20 ago, 2021 - 06:58 • Lusa

Processo arrancou há duas semanas com mais de 52 mil vagas em cerca de mil cursos.

A+ / A-

Os estudantes que queiram seguir para o ensino superior têm até ao final do dia desta sexta-feira para se candidatarem à 1.ª fase do concurso nacional de acesso, que arrancou há duas semanas com mais de 52 mil vagas.

Na lista de opções, os finalistas do secundário têm cerca de mil cursos por onde escolher em universidades e politécnicos de todo o país, com um total de 52.242 vagas, e os resultados desta fase deverão ser conhecidos em 27 de setembro.

O número de lugares disponíveis para o próximo ano letivo aumentou pelo sexto ano consecutivo, depois de, no ano passado, o concurso nacional de acesso ao ensino superior ter registado o maior número de candidatos das últimas duas décadas.

As instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto representam quase metade do total de vagas, e tiveram o maior reforço com mais de 200 vagas adicionais, em relação ao ano anterior, só nas universidades do Porto e na Nova de Lisboa.

A Universidade de Aveiro teve também um aumento semelhante, devido à abertura de três dos 17 novos cursos que vão passar a estar disponíveis no próximo ano e que representam, sobretudo, uma aposta em áreas de tecnologia.

Além destas instituições, houve também um aumento generalizado de 3% nas áreas digitais, sobretudo nas instituições em localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde o aumento foi de 3,4% nestes cursos e 2% na generalidade da oferta.

No ano passado, registou-se um número recorde de candidaturas, com 62.675 estudantes a candidatarem-se à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o maior número "nos últimos 25 anos.

À semelhança dos anos anteriores, a candidatura é feita online, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde também se pode pedir a senha necessária para realizar a candidatura ao ensino superior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+