Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Especialistas continuam a divergir na necessidade de uma terceira dose

18 ago, 2021 - 19:58 • Teresa Almeida com Redação

Apesar de existir a possibilidade do vírus se tornar endémico e igual a uma gripe, há especialistas que mantêm em aberto o cenário de uma vacinação anual.

A+ / A-

Veja também:


No dia em que mais um país avança com a toma de uma terceira dose de vacinas contra a Covid-19, ainda não há consenso entre os especialistas sobre se esta é a opção correta.

Os Estados Unidos juntam-se à França e Reino Unido, na administração de uma nova dose da vacina já a partir do próximo mês.

Por cá, a ideia da toma de uma terceira dose não está fechada, até porque o coordenador da task force da vacinação, em Portugal, tem afastado este cenário.

Para o virologista Pedro Simas, ouvido pela Renascença, ainda não há evidência científica que obrigue a uma terceira dose.

"O que a história nos diz e o que a ciência nos diz é que quando se atinge a imunidade vacinal, os vírus tornam-se endémicos e sazonais, circulando na população e mantendo a imunidade atualizada", explica.

Para o especialista, a diminuição de anticorpos, passado algum tempo depois da toma da vacina, "é natural e não significa" que as pessoas deixem de estar desprotegidas".

Pedro Simas considera que o problema da forte mortalidade provocada pelo vírus está resolvido, "até, em muitos casos, com apenas a primeira toma" e o máximo que se pode esperar é que a Covid-19 seja tratada como uma gripe.

Diferente é a opinião do coordenador do gabinete de crise Covid-19 da Ordem dos Médicos, para quem uma terceira dose continua a fazer sentido.

"Não tenho a menor dúvida que vamos precisar de uma dose extra, de reforço, nomeadamente às pessoas mais fragilizadas e que foram vacinadas mais cedo", aponta Filipe Froes, à Renascença.

O especialista acredita ser necessário que a terceira dose seja efetuada a partir de "final de setembro, início de outubro".

Filipe Froes realça que "ainda é uma incógnita" qual será o futuro da pandemia da Covid-19 e que, por isso, "temos de estar abertos a todos os cenários".

"Temos de pensar na possibilidade de não ser necessário, de ser necessário anualmente, ou até de ser necessário de três em três ou de quatro em quatro anos", refere.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+