Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio de Castro Marim dominado, mas o dia “vai ser difícil”

16 ago, 2021 - 11:44 • Celso Paiva Sol

Fogo lava na zona de Odeleite há mais de 10 horas. À Renascença, comandante da Proteção Civil explica que habitações foram evacuadas por precaução e pessoas estão a ser acompanhadas.

A+ / A-

A Proteção Civil deu, nesta segunda-feira de manhã, o incêndio de Castro Marim, no Algarve, como dominado.

“Às 10h20, o incêndio foi dado como dominado. Não está extinto, está dominado, o que quer dizer que já temos meios em todo o perímetro do incêndio e estão a fazer o seu trabalho”, explica à Renascença o segundo comandante regional da zona Sul da Proteção Civil.

“Quando dizemos dominado perspetiva-se que o incêndio já não ultrapasse os limites que atingiu até agora”, reforça Abel Gomes.

O incêndio está ainda a lavrar em duas frentes, mas já circunscrito a um perímetro que os bombeiros controlam, dez horas depois do seu início.

O fogo lavra na zona de Odeleite e no terreno estão 200 operacionais, apoiados por quase 70 de viaturas e sete meios aéreos.

Abel Gomes prevê, contudo, um “dia difícil”.

“Vamos amos ter um dia com vento e com temperaturas altas e poderá haver reativações. Os meios estarão lá para fazer o que lhes compete e, se houver reativações, tentarem debelá-las o mais rápido possível”, afirma.

Durante o combate a este incêndio, e por medida de precaução, foram retiradas 14 pessoas de várias casas dispersas no concelho de Castro Marim.

“As habitações não estavam em risco, os meios estavam a acautelar essas situações, mas como medida preventiva foram deslocadas pela Guarda Nacional Republicana 14 pessoas, que se encontram no centro multiusos do Azinhal, devidamente acompanhadas com os serviços da Câmara Municipal de Castro Marim”, indica o segundo comandante.

Este é o maior incêndio atualmente em curso no país, mas não é o único. Porto e Vila Real são outros distritos que têm registado algumas ocorrências ao longo desta manhã de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+