Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Vacinação 16-17 anos. “Estou confiante de que vai correr muito bem”, diz Gouveia e Melo

14 ago, 2021 - 12:46 • Marta Grosso , Paula Caeiro Varela , Cristina Branco

Coordenador da “task force” andou pelos centros de vacinação. Vice-almirante diz que há meio milhão de vacinas com prazo a terminar, mas garante que não se vão desperdiçar.

A+ / A-

Veja também:


O vice-almirante Gouveia e Melo diz acreditar numa adesão elevada dos jovens à vacinação que se iniciou neste sábado para a população de 16 e 17 anos.

“Andei pelos centros de manhã e vi muita gente alegre por poder finalmente ser vacinada e, portanto, estou muito confiante de que isto vai correr muito bem”, afirmou aos jornalistas ao final da manhã, em Loures.

São 165 mil os adolescentes que agendaram previamente a vacinação contra a Covid-19. A Renascença visitou o centro de vacinação de Gaia, onde ouviu jovens e pais que aguardavam ser atendidos.

Quem não agendou, pode ser vacinado na mesma, em regime “Casa Aberta”, tendo para tal de adquirir uma senha digital.

Os centros de vacinação estão a funcionar das 8h00 às 20h00 e a “Casa Aberta” entre as 9h00 e as 19h30.

Meio milhão de vacinas com prazo a terminar

Em Loures, questionado pelos jornalistas sobre o facto de parte das vacinas adquiridas por Portugal estarem a pouco tempo de espirar, Gouveia e Melo garantiu que não serão desperdiçadas.

“As vacinas com menor validade acabam no fim do outubro. São cerca de meio milhão de vacinas, mas estão a ser doadas para utilização imediata e, portanto, não se vão desperdiçar”, respondeu.

O vice-almirante garante que a equipa tem “muito cuidado com isso e estamos a fazer a doação para que as vacinas sejam úteis o mais rapidamente possível a outros povos e a outras nações, como Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste”.

Estas vacinas com prazo de validade quase a expirar “são todas da Astrazeneca”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    14 ago, 2021 Palmela 13:45
    Quando eu era pequena escutava a palavra anduvia" ja nao consigo ver esta anduvia na frente!

Destaques V+