Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Madeira envia três drones para reforçar vigilância florestal no continente

13 ago, 2021 - 19:44 • Lusa

Apesar dos meios enviados para o continente, o Comando Operacional da Madeira mantém a sua “capacidade de apoio militar de emergência” à Proteção Civil e ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza na região autónoma.

A+ / A-

O Comando Operacional da Madeira vai apoiar a partir desta sexta-feira o esforço de vigilância e deteção de incêndios no continente, indicou o comandante Dores Aresta, referindo que a operação envolve três ‘drones’ e respetivos operadores.

“Vamos deslocar para o continente três operadores do Núcleo de Iniciação à Operação e Experimentação de Sistemas Aéreos Não-Tripulados com três ‘drones’, um deles é de média envergadura e dois de pequena envergadura”, disse, num registo áudio enviado aos órgãos de comunicação social.

Dores Aresta sublinhou que a equipa do Comando Operacional da Madeira vai apoiar as patrulhas terrestres das Forças Armadas no continente, reforçando a sua capacidade de resposta durante a vaga de calor que está prevista ocorrer nos próximos dias.

A operação decorre no âmbito do quadro de Apoio Militar a Emergências Civis (AMEC).

O Governo determinou esta sexta-feira a declaração de situação de alerta em 14 distritos de Portugal continental por causa das previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio.

Em comunicado, o gabinete do ministro da Administração Interna explicou que a declaração da situação de alerta, da responsabilidade dos ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura, começou às 12h00 desta sexta-feira e prolonga-se até segunda-feira.

A declaração surge na sequência da determinação, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do estado de Alerta Especial de nível laranja para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Apesar dos meios enviados para o continente, o Comando Operacional da Madeira, unidade que representa o Estado-Maior General das Forças Armadas, mantém a sua “capacidade de apoio militar de emergência” à Proteção Civil e ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza na região autónoma.

De acordo com Dores Aresta, permanecem no arquipélago três ‘drones’, um deles de média envergadura e com capacidade de visão noturna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+