Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Costa garante vacinas para terceira dose

12 ago, 2021 - 18:22 • Redação

O chefe do Governo diz que, se a decisão técnica dos peritos for nesse sentido, haverá vacinas para administrar a terceira dose.

A+ / A-

Veja também:


Portugal tem vacinas suficientes para uma eventual terceira dose da vacina contra a Covid-19, garantiu esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

O chefe do Governo garante que se a decisão dos peritos for nesse sentido, haverá vacinas para administrar a terceira dose.

“A União Europeia, já há uns meses, adquiriu – e Portugal também – uma quantidade de vacinas adequadas para uma eventual decisão sobre essa terceira dose. Essa é uma decisão que não está tomada, mas se for tomada temos as vacinas necessárias. Se não vier a ser tomada, é a decisão técnica nesse sentido”, disse António Costa no final de um briefing sobre incêndios na sede da Proteção Civil.

O primeiro-ministro foi também questionado sobre declarações de Marcelo Rebelo de Sousa relativamente a uma eventual terceira dose da vacina para a Covid-19.

“Creio que o Sr. Presidente da República, quando se referiu que a decisão cabia ao Governo, presumo que estivesse a falar na decisão técnica que compete à Direção-Geral da Saúde. O Governo não decide por si, porque não tem conhecimento para isso, se é necessário ou não uma terceira dose”, frisou.

Sobre a vacinação de todas as crianças a partir dos 12 anos, o primeiro-ministro diz que foi uma decisão “puramente técnica” por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), afastando pressões políticas.

“Quanto à preparação do ano letivo está a decorrer com toda a normalidade e segurança, e até com segurança acrescida porque o calendário definido para a vacinação prevê que a segunda dose das vacinas seja ainda administrada ainda antes do início do ano letivo”, salientou António Costa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+