Tempo
|
A+ / A-

Gouveia e Melo faz apelo a jovens e pais. "A vacina é segura e eficaz"

11 ago, 2021 - 18:53 • Redação

O autoagendamento para os jovens entre os 12 e os 15 anos começa já na quinta-feira. "Não podemos dar férias ao vírus", afirma o coordenador do plano de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador do plano de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, apela aos pais que vacinem os jovens entre os 12 e os 15 anos contra a Covid-19.

A "task force" anunciou esta quarta-feira as datas para agendamento e vacinação contra a Covid-19 dos cerca de 400 mil jovens naquele grupo etário.

O autoagendamento para o grupo 12-15 anos começa já amanhã, quinta-feira, e decorre até domingo. O processo de vacinação nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto.

Nestas declarações aos jornalistas, em Viseu, o vice-almirante Gouveia e Melo faz um apelo aos pais e garante a segurança e eficácia das vacinas.

“Nós temos cerca de 400 mil jovens nessa situação. Eu espero que os pais desses jovens percebam uma coisa muito simples: a vacina é segura, a vacina é eficaz e, numa pandemia, não ser vacinado com a vacina é ser vacinado com o vírus”, declarou o responsável.


O coordenador da “task force” considera que estão criadas as condições para a vacinação até ao início do ano letivo, sem perturbar as férias de pais e alunos.

“Na faixa dos 12 aos 15 anos, podem escolher qualquer fim de semana. Para dar flexibilidade aos pais, porque há férias, para dar maior flexibilidade aos pais prejudicando o mínimo as férias dos pais e dos jovens, de forma a eles comparecerem ao processo de vacinação”, sublinha o vice-almirante Gouveia e Melo.

"Não podemos dar férias ao vírus", defende o responsável da "task force".

Autoagendamento arranca esta quinta-feira

  • Durante o período de 12 a 14 de agosto, o autoagendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto;
  • Os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 21 e 22 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 11 e 12 de setembro;
  • Os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 28 e 29 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 18 e 19 de setembro;
  • Durante o período de 12 a 14 de agosto, o auto agendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso, sendo retomado a 15 de agosto.

A "task force" recorda que as segundas doses são agendadas pelo sistema e são sempre no local da primeira dose.

O agendamento pode ser realizado através do site da Direção-Geral da Saúde criado para o efeito.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+