Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aviso Amarelo

Costa pede “cuidados acrescidos” para evitar fogos

11 ago, 2021 - 07:00 • Eunice Lourenço

Primeiro-ministro fez vídeo a apelar a comportamentos responsáveis para que a “tragédia” dos incêndios não volte a Portugal.

A+ / A-

O aviso está feito pelo Instituto Português para o Mar e Atmosfera (IPMA). As temperaturas vão subir nos próximos dias. Por isso, o primeiro-ministro decidiu fazer um apelo: é preciso evitar comportamentos de risco para que não aconteçam incêndios trágicos.

“A meteorologia indica-nos que os próximos dias serão dias de risco acrescido, por isso temos de ter cuidados acrescidos. As televisões têm-nos mostrado imagens terríveis do que tem acontecido noutros países, nas últimas semanas, devido a temperaturas muito elevadas. Não queremos ver este cenário outra vez entre nós. Por isso, cada um de nós tem de se empenhar em ter todos os cuidados para evitar que os incêndios sejam de novo uma tragédia em Portugal”, pede António Costa num vídeo divulgado pelo seu gabinete.

O primeiro-ministro começa por salientar o que considera serem sucessos dos últimos três anos, depois das tragédias de 2017.

“Nos últimos três anos conseguimos reduzir em 50% o número de incêndios e em 64% a área ardida relativamente à década anterior. Este é um resultado que é fruto do trabalho dos diferentes agentes da proteção civil, dos bombeiros em particular, mas sobretudo fruto da ação cívica dos portugueses, na limpeza dos terrenos e em evitar comportamentos de risco”, afirma Costa, acrescentando que esta é uma tendência que é preciso manter.

Para a manter, continua o primeiro-ministro, é preciso o cuidado de todos para evitar comportamentos de risco.

“Sabemos que em caso de necessidade podemos contar com os agentes da proteção civil, podemos contar com os nossos bombeiros, mas contemos sobretudo com cada um de nós, evitando aqueles comportamentos que desencadeiam involuntariamente muito incêndios”, continua Costa, que conclui: “Tenha cuidado, cuide de si, cuide de todos, cuide da nossa floresta, cuide do nosso país.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+