Tempo
|
A+ / A-

CONFAP. Anúncio de vacinação de jovens demorou e causou "insegurança e dúvida"

10 ago, 2021 - 17:21 • Ângela Roque , com redação

Em declarações à Renascença, Jorge Ascensão critica a forma como se tem sido dada a informação, confundindo as famílias

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) diz que a decisão de vacinar os jovens dos 12 aos 15 anos já devia ter sido tomada.

Em declarações à Renascença, Jorge Ascensão critica a forma como se tem sido dada a informação, confundindo as famílias

“Gostaríamos que ela tivesse sido tomada há mais tempo e sobretudo, como sempre disse desde março de 2019, era importante que a informação e a comunicação dada às famílias fosse coerente e muito clara”, afirma o presidente da CONFAP.

“Andamos aqui durante um tempo a dizer que se deve vacinar, não se deve vacinar, só se vacinam determinados grupos. Isto criou, obviamente, alguma insegurança e alguma dúvida nas pessoas”, lamenta.


A vacinação dos jovens é uma notícia “obviamente bem-vinda”, mas teria sido “interessante que pudesse ter sido há mais tempo, até por uma questão de podermos ter todos vacinados mais cedo”, argumenta.

A decisão anunciada esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) só perca por tardia, e apesar de ter havido, desta vez, mais clareza na comunicação, Jorge Ascensão duvida que se consiga vacinar os adolescentes a tempo do ano letivo.

“Estamos a um mês do ano letivo. Sabemos que dificilmente, para não dizer que é impossível, que todas as crianças estejam vacinadas, muito menos com as duas doses, se for o caso. Mas, pronto, que se comece o mais rápido possível”, apela o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais.

O primeiro-ministro, António Costa, promete a vacinação contra a Covid-19 dos jovens entre os 12 e os 17 anos até ao início do ano letivo.

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, António Costa afirma que "tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+