Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Governo vai testar imunidade de cinco mil funcionários e utentes de lares

07 ago, 2021 - 10:39 • Redação

Objetivo do estudo é "aumentar o conhecimento científico" sobre a duração da imunidade da vacina nos idosos e nos funcionários, estando no plano de fundo a hipótese cada vez mais falada de uma terceira dose.

A+ / A-

Veja também:


O Governo anunciou este sábado que vai promover a realização de um estudo serológico a uma amostra de 5 mil funcionários e utentes dos lares, durante o mês de agosto.

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS) explica que o estudo tem como objetivo "aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, através da análise da imunidade dos idosos mais vulneráveis que já receberam a vacina, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura."

A iniciativa surge depois do presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), o padre Lino Maia, ter defendido a realização de teste de imunidade “em larga escala”, devido aos novos surtos em lares.

Quanto à questão da terceira dose, o vice-almirante Gouveia e Melo contou na sexta-feira, em entrevista à Renascença, que "não há prova científica ainda da necessidade da terceira dose" e descartou para já tomar essa decisão, opinião secundada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Já presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, ter considerado que a situação dos surtos nos lares de idosos merece cautelas, mas não é precisa a massificação dos testes nem uma terceira dose da vacina, por falta de evidência cientifica.

O Governo refere ainda que este estudo serológico "será conduzido pelo Algarve Biomedical Center (ABC) e pela Fundação Champalimaud, e os resultados serão apresentados publicamente em setembro."

O estudo vai procurar usar uma amostra de utentes e profissionais em todas as instituições das regiões do Algarve e Alentejo.

"Os testes não vão acarretar quaisquer custos para as instituições. Os resultados do estudo serão partilhados com as autoridades de saúde e poderão contribuir para decisões futuras sobre esta matéria", acrescenta a nota.

Segundo os dados do Governo, "foram já vacinados 99% dos idosos nos lares e 97% dos funcionários" e, citando a task force da vacinação no comunicado, os dados dizem que falta vacinar mil utentes em lares e 2100 funcionários - 90% dos utentes não vacinados e 70% dos funcionários não vacinados contraíram Covid-19 e, por isso, ainda têm de aguardar 90 dias para tomarem uma dose.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    08 ago, 2021 Funchal 18:38
    Paguei 35 euros para um familiar fazer esta análise.

Destaques V+