Tempo
|
A+ / A-

Vacinação

Covid-19. Autoagendamento para maiores de 18 anos retomado este sábado

07 ago, 2021 - 11:36 • Lusa

O autoagendamento para os jovens de 16 e 17 anos terminou na sexta-feira, o que permitiu reativar o agendamento para os maiores de 18 anos.

A+ / A-

Veja também:


O autoagendamento da vacinação da Covid-19 para os utentes com 18 ou mais anos voltou este sábado a ficar disponível, após ter sido suspenso pela task force para agendar a vacinação dos jovens com 16 e 17 anos.

O autoagendamento exclusivo para vacinação contra a Covid-19 dos jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, arrancou na terça-feira, uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 18 ou mais anos, que foi, entretanto, suspensa.

O autoagendamento para os jovens de 16 e 17 anos terminou na sexta-feira, o que permitiu reativar o agendamento para os maiores de 18 anos.

Até às 18h00 de quinta-feira, 70 mil jovens com 16 e 17 anos de "um universo de 200 mil" já tinham feito o autoagendamento para a vacinação, disse na sexta-feira o coordenador da "task force" da vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo.

A modalidade do autoagendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Portugal atingiu na sexta-feira, antes da data prevista, a meta de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 segundo o Ministério da Saúde em comunicado.

Em Portugal continental, já foram administradas cerca de 12,1 milhões de vacinas que permitiram vacinar com, pelo menos, uma dose mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo, adianta.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020 em Portugal, sendo administradas atualmente as vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca (dose dupla) e da Janssen (dose única).

A Covid-19 já matou em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, 17.440 pessoas e foram registados 982.364 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+