Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Jovens com 16 e 17 anos já podem agendar a vacinação

03 ago, 2021 - 01:12 • Cristina Nascimento com redação

As vagas deverão estar disponíveis para 14 e 15 de agosto. Até agora, o autoagendamento da vacina estava disponível apenas para os maiores de 18 anos. Modalidade “Casa Aberta” também sofre alterações nesta terça-feira.

A+ / A-

Veja também:


Os jovens com 16 e 17 anos já podem agendar a sua vacina Covid. O autoagendamento pode ser feito na página habitual da Direção-Geral da Saúde.

As vagas disponíveis são para 14 e 15 de agosto, esclarece uma nota da “task force”.

O mesmo texto lembra ainda que a segunda dose tem de ser no mesmo local da primeira. Mas para quem estiver fora da área de residência haverá a modalidade "casa aberta" nas semanas de 16 a 20 de agosto e na de 23 a 27.

Segundo a “task force”, a vacinação dos jovens dos 14 e 15 anos está prevista para o fim de semana de 21 e 22 de agosto; e a dos 12 aos 13 anos para o último fim de semana do mês, dias 28 e 29.

Em relação a este último grupo aguarda-se ainda a norma escrita da DGS a clarificar quais as comorbilidades em causa, se será ou não necessária declaração médica e em que termos.

“A modalidade de autoagendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina. Relembra-se que as segundas doses não são autoagendadas e são sempre no local da primeira dose”, refere o comunicado original.

Até agora, esta modalidade de autoagendamento estava reservada para os maiores de 18 anos.

Na última reunião do Infarmed o coordenador da "task force" tinha adiantado que os jovens com 16 anos começariam a ser vacinados no fim de semana de 14 de agosto. O vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda, na ocasião, que Portugal deverá receber mais um milhão de vacinas nas próximas semanas e que o país vai "perder vacinas da AstraZeneca, porque já não fazem sentido no nosso plano".

Ainda sobre vacinação Covid, o jornal "Público" adianta que a modalidade “casa aberta” deverá passar a estar acessível a partir desta terça-feira às pessoas com idade igual ou superior a 30 anos e já com outras vacinas além da da Janssen em centros de vacinação que tenham outras marcas disponíveis.

No relatório da Direção-Geral da Saúde de segunda-feira, as autoridades registaram mais nove mortos e 1.190 infetados com Covid-19. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 972.127 casos de Covid, dos quais 17.378 morreram e 904.962 conseguiram recuperar.


[Notícia atualizada às 8h40 de dia 3 de agosto, com dias previstos para a vacinação dos jovens entre os 16 e 17 anos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    03 ago, 2021 Funchal 17:48
    Aos poucos vão dar razão à Madeira.

Destaques V+