Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Açores com 46 novos casos em três ilhas

31 jul, 2021 - 14:39 • Lusa

Foram ainda registadas 72 recuperações, anuncia a Autoridade de Saúde Regional.

A+ / A-

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 46 novos casos positivos de covid-19, sendo 43 em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, e foram registadas 72 recuperações, anuncia a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário a entidade adianta ainda que hoje estão internados nos Açores 13 doentes com covid-19, menos um do que na sexta-feira.

Assim, sete pessoas continuam hoje hospitalizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com um doente em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Na Terceira hoje há menos um doente internado do que na sexta-feira, com cinco pessoas no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, um dos quais em UCI) e no Hospital da Horta, no Faial, mantêm-se um doente hospitalizado com a covid-19.

Quantos aos novos casos positivos, em São Miguel, dois referem-se a "viajantes não residentes que obtiveram resultados positivos ao 6.º dia" de permanência na ilha.

Há ainda outro viajante, "não residente que obteve resultado positivo à chegada" a São Miguel.

O comunicado diz ainda que "um viajante residente apresentou sintomatologia após realização de teste à chegada negativo" e os restantes casos em São Miguel "correspondem a transmissão comunitária". .

Por concelhos, na Lagoa há hoje três novos casos, em Ponta Delgada 15, em Vila Franca do Campo quatro, na Povoação um novo caso e no concelho da Ribeira Grande 20 novos casos.

Na Terceira, um "viajante residente obteve resultado positivo ao 6.º dia" e o outro caso detetado naquela ilha nas últimas 24 horas "corresponde a transmissão comunitária" e ambos foram registados no concelho da Praia da Vitória.

O Faial regista hoje um novo caso, de "um viajante não residente" no concelho da Horta que "obteve resultado positivo ao 6.º dia", revela a Autoridade de Saúde, indicando que foram realizadas nas últimas 24 horas 2.139 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.

Ainda de acordo com o comunicado da entidade, "um caso positivo identificado em São Miguel na freguesia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo".

O arquipélago conta presentemente com 561 casos positivos ativos, sendo 361 em São Miguel, 162 na Terceira, 12 em São Jorge, 10 no Pico, sete em Santa Maria, quatro nas Flores, quatro no Faial e um na Graciosa. .

Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo três no Pico, uma no Faial, uma Pico/Flores, uma em São Jorge e uma nas Flores. .

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.635 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.885 pessoas e falecido 38. .

Desde 31 de dezembro de 2020 já foram administradas nos Açores 275.806 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 142.045 pessoas com, pelo menos, uma dose e 133.761 pessoas com vacinação completa, no âmbito do Plano Regional de Vacinação. .

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+