Tempo
|
A+ / A-

Infarmed. Recolhido medicamento de uso hospitalar que pode ter fibras de vidro

30 jul, 2021 - 07:55 • Lusa

Em causa estão alguns lotes do medicamento Xomolix, Droperidol, 2,5 mg/ml, solução injetável.

A+ / A-

O Infarmed informa que a empresa Kyowa Kirin Farmacêutica vai recolher voluntariamente lotes de um medicamento usado para prevenir náuseas ou vómitos após uma cirurgia devido à possibilidade de conter partículas/fibras de vidro visíveis.

Trata-se de alguns lotes do medicamento Xomolix, Droperidol, 2,5 mg/ml, solução injetável, 10 ampolas de 1 ml, usado também quando se recebe analgésicos à base de morfina após uma cirurgia.

O Infarmed explica que a recolha voluntária, que abrange dois lotes do medicamento com validade até 2023, se deve à possibilidade de existirem partículas/fibras de vidro visíveis.

Além de determinar a suspensão imediata da comercialização dos lotes em causa, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que as entidades que possuam estes lotes de medicamento armazenadas não os podem vender, dispensar ou administrar e devem proceder à sua devolução.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+