Tempo
|
A+ / A-

Droga. Desmantelada rede criminosa e apreendidas 15 toneladas de haxixe

30 jul, 2021 - 10:00 • Marta Grosso

Investigação começou no final do ano passado e contou com a colaboração da Europol, da Guardia Civil, Autoridade Tributária e Polícia Judiciária.

A+ / A-

Oito pessoas foram detidas numa operação das autoridades policiais portuguesa e espanhola, que desmantelaram uma rede de criminalidade organizada envolvida no tráfico de droga em larga escala.

“Estes criminosos preparavam-se para contrabandear 15 toneladas de haxixe para Espanha quando foram presos”, indica o comunicado enviado nesta sexta-feira à Renascença.

A operação contou com o apoio da Europol, da Guarda Civil Espanhola, da Autoridade Tributária e da Polícia Judiciária Portuguesa.

A investigação da rede começou no final do ano passado, depois de investigadores espanhóis terem descoberto um grupo de criminalidade organizada que contrabandeava haxixe de Marrocos para Espanha usando diferentes tipos de embarcações.

O EFECC, da Europol, apoiou a análise das transações financeiras e identificou toda a rede espalhada por Espanha e Portugal.

A investigação centrou-se rapidamente numa embarcação específica – conhecida como “SEEFUCHS” e adquirida pelo grupo criminoso em novembro de 2020. O barco foi levado pelos criminosos para Portimão, onde lhe alteraram a cor e aumentaram a capacidade de armazenamento.

Em junho deste ano, o “SEEFUCHS” partiu para Marrocos, sob estreita vigilância das autoridades. Assim que o produto estupefaciente foi carregado na embarcação, os criminosos regressaram em direção ao Estreito de Gibraltar. O navio foi tomado pela polícia espanhola a cerca de 100 milhas náuticas a sul da costa espanhola.

Enquanto decorria a operação que culminou na detenção de cinco suspeitos e na apreensão da droga, foram realizadas cinco buscas domiciliárias em toda a Espanha, que resultaram na detenção de três outros membros do grupo, assim como a apreensão de 60 mil euros em dinheiro.

Foi ainda apreendido, em Lanzarote, um iate de luxo, também usado para o transporte de drogas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+