Tempo
|
A+ / A-

Criança de 12 anos morre afogada após cair em açude

28 jul, 2021 - 21:51 • Lusa

A Câmara de Pombal lamentou o incidente, mas recorda que o açude não é uma praia fluvial, não é vigiada e é inadequada para banhos.

A+ / A-

Uma criança de 12 anos morreu afogada, esta quarta-feira, num açude no rio Arunca, na cidade de Pombal, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS).

Segundo a mesma fonte, o alerta foi feito às 16:48 "para uma criança caída na água".

"Chegados os meios ao local, a criança, de 12 anos, do sexo masculino, encontrava-se em paragem cardiorrespiratória", referiu.

O adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Pombal, João Carlos, explicou que "as manobras de reanimação foram iniciadas imediatamente por uma pessoa que assistiu à situação e foram continuadas pela PSP", e, após a chegada dos bombeiros e dos elementos da ambulância de suporte imediato de vida, a vítima "foi assistida por estas duas equipas".

Depois, quando a viatura médica de emergência e reanimação de Coimbra chegou, o menor foi transportado para o Hospital Distrital de Pombal, onde foi declarado o óbito, acrescentou João Carlos.

Onze operacionais, apoiados por seis viaturas, da PSP, Bombeiros Voluntários de Pombal e Instituto Nacional de Emergência Médica, foram mobilizados para o local, informou o CDOS.

Numa nota de pesar publicada na sua página do Facebook, a Câmara de Pombal refere que foi "com muita tristeza" que recebeu a notícia da morte da criança, na zona do Parque do Açude, em Flandes, "endereçando à família e amigos as sentidas condolências".

"O Município de Pombal aproveita o trágico acontecimento para alertar que aquela zona do rio Arunca não é uma praia fluvial, não se encontra vigiada e é inadequada para banhos.", adianta a mesma publicação.

A autarquia do distrito de Leiria alerta também "para a necessidade de ser adotada sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água, nomeadamente por parte de pessoas adultas que acompanham crianças e jovens nos seus momentos de lazer e de divertimento".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+