Tempo
|
A+ / A-

MP pede prisão preventiva para dois portugueses suspeitos de violação em Espanha

26 jul, 2021 - 15:19 • Redação

Para os outros dois homens, a Fiscalía de Gijón quer liberdade condicional com proibição de se aproximarem ou de contactarem as vítimas.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) de Gijón pediu esta segunda-feira a prisão preventiva de dois dos quatro portugueses suspeitos de violarem duas jovens em Espanha, avançada o jornal El Comercio na sua edição online.

Para os outros dois homens, a Fiscalía quer liberdade condicional com proibição de se aproximarem ou de contactarem as vítimas.

Já o advogado oficioso dos quatro portugueses suspeitos de violarem duas mulheres espanholas, de 22 e 23 anos, pediu, esta segunda-feira, a libertação dos seus clientes e mantém que a relação foi consensual.

Em declarações à comunicação social, o representante legal argumenta que "não há perícias médicas que indiciem violação" e que as duas alegadas vítimas "não têm lesões".

As duas jovens que acusaram quatro portugueses de violação "não estão a dizer a verdade", segundo o advogado dos portugueses.

A mesma fonte dá conta da existência de um vídeo, que considera ser "uma prova determinante da inocência dos quatro portugueses".

O advogado critica o que diz ser uma condenação em praça pública dos seus clientes e alega que os quatro portugueses estão a ser tratados como terroristas.

Os quatro suspeitos alegaram em tribunal, este domingo, que as relações sexuais com as vítimas foram consentidas e defenderam a sua inocência.

As duas mulheres, uma delas de Gijón e uma outra da cidade de Bergara, denunciaram a agressão sexual na esquadra policial às 06h30 de sábado, explicando que tinham conhecido um homem num bar e que viajaram com ele para a pensão onde este estava hospedado, para um encontro sexual.

Segundo o relato das vítimas, no caminho para a pensão juntou-se um outro homem e, ao chegarem à sala, encontraram dois outros portugueses que as obrigaram a manter relações sexuais com todos eles.

Posteriormente, as jovens foram transferidas para o hospital de Gijon para serem submetidas a um exame médico.

Os quatro portugueses voltam ao tribunal esta segunda-feira, para que as duas queixosas façam a identificação dos suspeitos.

Várias organizações convocaram para segunda-feira à tarde uma manifestação de protesto e indignação, em frente à Câmara Municipal de Gijón.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+