Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Madeira regista 41 novos casos nas últimas 24 horas

16 jul, 2021 - 19:46 • Lusa

A última morte por Covid-19 ocorreu a 29 de junho.

A+ / A-

Veja também:


A Madeira registou 41 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, valor que não atingia desde março, indicou esta sexta-feira a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 170.

"No dia 16 de julho de 2021, há a reportar 41 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a região passa a contabilizar 9.881 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]", refere a DRS, em comunicado.

O arquipélago não ultrapassava a marca dos 40 casos diários desde 27 de março (41), obrigando a recuar a 15 de maio (39) e 24 de abril (34) para encontrar valores aproximados.

Em relação aos novos casos, 25 são de transmissão local e 16 são casos importados – cinco do Reino Unido, cinco da região Norte, três da França, dois da região de Lisboa e Vale do Tejo e um da Grécia.

Quanto a óbitos associados à doença, a região mantém as 73 vítimas, tendo a última morte ocorrido em 29 de junho.

Os dados divulgados hoje pela autoridade regional diferem dos apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que atribuiu ao arquipélago 21 novos positivos, num total de 10.170 desde o início da pandemia, e 70 mortos.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Com oito recuperações nas últimas 24 horas, a Madeira contabiliza até à data 9.638 pessoas curadas.

Sobre as 170 situações ativas, é referido que 60 são casos importados e 110 de transmissão local, estando estas pessoas a cumprir isolamento.

A DRS menciona que no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internados cinco doentes nas unidades polivalentes dedicadas e dois na área de cuidados intensivos.

Outras 40 pessoas cumprem o isolamento numa unidade hoteleira e as restantes em alojamento próprio, lê-se na mesma nota.

"No total, há 98 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da RAM", indica o documento da direção regional.

Por outro lado, 413 pessoas estão em vigilância ativa nos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e 31.715 viajantes estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.194 pessoas e foram registados 922.747 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+