Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Ordem dos Médicos apresenta nova matriz de risco

14 jul, 2021 - 08:07 • Lusa

Bastonário afastou, recentemente, a necessidade de "grandes medidas de confinamento", mas defendeu o reforço de outras, como o uso de máscara, mesmo para as pessoas vacinadas, e a realização massiva de testes rápidos de antigénio.

A+ / A-

Veja também:


A Ordem dos Médicos (OM) apresenta esta quarta-feira uma proposta de uma nova matriz de risco para a avaliação da pandemia de Covid-19 e que resulta de uma parceria com o Instituto Superior Técnico.

Para a OM, "a evolução da pandemia exige que a avaliação do impacto do vírus SARS-CoV-2 seja feita de forma mais global" e a atual matriz de risco "já não é uma ferramenta suficientemente completa" para que a economia possa funcionar em simultâneo com a proteção da saúde da população.

O bastonário Miguel Guimarães afastou recentemente a necessidade de "grandes medidas de confinamento", mas defendeu o reforço de outras, como o uso de máscara, mesmo para as pessoas vacinadas, e a realização massiva de testes rápidos de antigénio para controlar surtos em casamentos, batizados, e em atividades culturais e desportivas.

A matriz de risco usada atualmente pelas autoridades de saúde inclui os dados do Rt - que estima o número de casos secundários resultantes de uma pessoa infetada - e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    14 jul, 2021 Palmela 11:48
    gostava de ver jogar futebol de mascara personalizada!

Destaques V+