Tempo
|
A+ / A-

​Bancários reunidos em protesto contra “ataque severo ao setor”

13 jul, 2021 - 08:44 • Beatriz Lopes

Protesto vai realizar-se junto ao Parlamento contra o despedimento de milhares de profissionais do setor.

A+ / A-

Contra o que dizem ser "um ataque ao setor" e contra os milhares de despedimentos, os bancários protestam esta terça-feira frente à Assembleia da República.

Nos últimos meses, foram vários os bancos a avançarem para planos de redução de pessoal abrangendo mais de três mil trabalhadores, usando a pandemia como desculpa. A acusação é do presidente do Mais Sindicato. À Renascença, António Fonseca alerta que os despedimentos em instituições financeiras têm vindo a agravar-se nos últimos anos - prejudicando várias famílias - e não há sinais de melhorias.

"Já houve uma redução de cerca de 9 a 10 mil bancários nos últimos anos e este ano está a haver um ataque severo - aproveitando esta pandemia e da necessidade de reestruturação dos bancos - à classe dos bancários”, diz o sindicalista.

António Fonseca dá vários exemplos. “O BCP neste momento tem mil empregados para reduzir, o Santander tem mais 685, sendo que este ano já saíram 450. E este é o principal motivo do nosso protesto, é sensibilizar o senhor primeiro-ministro que estas restruturações têm de ser feitas, mas com cautela. Os bancários não são números só, são pessoas, são famílias e devem ser acauteladas como isso", recorda.

O protesto desta terça-feira vai reunir todos os sindicatos da banca que pedem uma audiência a António Costa para apresentarem um conjunto de medidas para travar os despedimentos no setor.

A manifestação tem início marcado para 16h30, frente à escadaria do Parlamento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+