Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vacinação em Portugal. Um milhão de doses administradas numa semana

12 jul, 2021 - 11:37 • Redação

Task-force garante que ritmo acelerado de vacinação vai continuar.

A+ / A-

Veja também:


Na última semana foram administradas um milhão de vacinas contra a Covid-19 em Portugal, avançou esta segunda-feira à Renascença a task-force responsável pelo plano de vacinação.

O grupo de trabalho responsável pela coordenação deste processo adianta que foi ultrapassada a previsão inicial de 850 mil doses em Portugal continental, entre os dias 5 e 11 de julho.

“Conforme anteriormente anunciado, nesta semana verificou-se um ritmo de vacinação excecionalmente elevado em função da grande disponibilidade de vacinas e da decisão de antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca”, explica a task-force, em comunicado.

Este foi um esforço adicional feito para "reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país", sublinha a nota da equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A equipa destaca que este valor recorde de um milhão de vacinas numa semana só foi possível devido "à entrega de todos os envolvidos neste complexo processo, desde os cerca de 4700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades que colaboram em cada Centro de Vacinação, ao empenho das ARS, da SPMS (agendamento) e do SUCH (distribuição vacinas)".

"Agradece-se à vontade, compreensão e tolerância de todos os portugueses que, mesmo num cenário adverso, mostraram exemplares responsabilidade e civismo", apela o grupo de trabalho.

Fonte da task-force disse à Renascença que ao longo desta semana vai prosseguir a vacinação massiva, que permitiu atingir já na passada sexta-feira uma primeira meta, com 70% dos adultos vacinados com pelo menos uma dose.
Centros de vacinação cada vez mais cheios na corrida à imunidade de grupo. "Não somos super-heróis"
Centros de vacinação cada vez mais cheios na corrida à imunidade de grupo. "Não somos super-heróis"

A vacinação contra a Covid-19 arrancou em Portugal no fim de dezembro de 2020, na altura com prioridade para os profissionais de saúde na linha da frente. Em janeiro, a prioridade foi alargada para profissionais e residentes e lares de idosos.

Ao longo dos últimos meses, a vacinação tem sido alargada a toda a população, sendo seguido o critério de vacinar primeiro os mais idosos. Neste momento, a vacinação está aberta a todos os maiores de 25 anos.

Em Portugal, estão a ser usadas as quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento: a da Pfizer, a da Moderna, a da Astrazeneca (apenas para maiores de 60 anos) e a da Johnsson, de toma única (recomendada para homens acima dos 18 anos e mulheres acima dos 50).

[notícia atualizada às 14h54]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+