Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Gouveia e Melo revela que apenas 51 centros de vacinação tiveram tempos de espera

08 jul, 2021 - 22:24 • Lusa

O responsável revelou que desde o início da semana foram administradas mais 140 mil vacinas por dia, sendo que desde terça-feira foram inoculadas mais de 150 mil pessoas por dia.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador da "task force" da vacinação contra a Covid-19 revela que apenas 51 dos 300 centros que implementaram o sistema de semáforos virtuais sobre os tempos de espera apresentaram hoje sinais vermelhos e amarelos.

"A grande maioria dos centros de vacinação já tem [o sistema] de semáforos ativos. Hoje, em cerca de 300 centros, apenas 23 estavam com filas a vermelho, e 28 com amarelo. Feitas as contas, apenas um sexto dos centros sentiram dificuldades, mas os restantes estão conseguir a seguir o processo normalmente", disse o vice-almirante Gouveia e Melo.

No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.

O militar prestou esta informação à margem da apresentação de uma campanha de sensibilização de vacinação direcionada para jovens, feita em conjunto com o governo e a Liga Portuguesa de Futebol, e reiterou o objetivo de "vacinar massivamente a população e contrariar o ritmo da pandemia", embora lembrando os condicionalismos decorrentes do número fármacos disponíveis.

"Antecipar prazos [de vacinação] é difícil, porque depende do número de vacinas que chegam a território nacional. Se chegarem mais do que previsto certamente iremos antecipar prazos e vacinar a população mais cedo que o previsto", disse o vice-almirante.

O responsável revelou que desde o início da semana foram administradas mais 140 mil vacinas por dia, sendo que desde terça-feira até hoje foram inoculadas mais de 150 mil pessoas por dia.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.118 pessoas e foram registados 892.741 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+