Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Ordem apela a contratação de enfermeiros para acelerar vacinação

08 jul, 2021 - 09:36 • Lusa

O mais recente relatório semanal da DGS revela que mais de 5,7 milhões de pessoas (56%) já receberam pelo menos uma dose.

A+ / A-

Veja também:


A Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou à contratação de mais enfermeiros para acelerar o processo de vacinação e para permitir a estes profissionais o gozo de férias sem prejuízo do serviço.

Em comunicado, a OE diz que até setembro mais de 3.000 enfermeiros deixarão escolas e manifesta-se preocupada com as campanhas de recrutamento de diversos países europeus.

"Esta é a hora de o Governo contratar. Até setembro, mais de 3.000 novos Enfermeiros deixarão as escolas para entrar no mercado de trabalho. Resta saber se entram em Portugal ou, mais uma vez, emigram. A opção não é só deles", defende a bastonária, Ana Rita Cavaco, citada no comunicado.

A responsável lembra, a este respeito, que há cerca de 20 mil enfermeiros emigrados, numa altura em que país precisa deles, e defende: "Este é o momento de o Governo contratar ou então está a assumir que quer continuar a exportar enfermeiros".

A Ordem recorda que, no ano passado, mais de 1.200 enfermeiros emigraram e que, só nos primeiros seis meses deste ano, 277 já solicitaram à OE declarações para esse efeito.

Sobre o eventual adiamento de férias destes profissionais, a OE diz-se "absolutamente contra" e aponta uma alternativa: a contratação dos recém-licenciados.

A OE diz ainda que já alertou o coordenador da 'task force' do plano de vacinação contra a Covid-19 que os enfermeiros dos centros de vacinação "não podem sair do local, muitas vezes por 12 horas seguidas", sublinhando: "Ninguém pensou que precisam comer e beber água".

"É preciso assegurar condições mínimas a estes profissionais, como água e comida", acrescentou.

O mais recente relatório semanal da vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde, mais de 5,7 milhões de pessoas (56%) já receberam pelo menos uma dose da vacina em Portugal e mais de 3,7 milhões (36%) têm a vacinação completa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+