Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 240 mil armas apreendidas ou entregues à PSP desde 2013

08 jul, 2021 - 13:32 • Lusa

A PSP disse que só desde março foram entregues às forças de segurança, entre armas e munições, "mais de 47 mil objetos, sendo que 4.686 são armas de fogo".

A+ / A-

Dezassete mil armas apreendidas ou entregues voluntariamente este ano à polícia foram esta quinta-feira destruídas na Maia, elevando para 240 mil o número global registado desde 2013, indicou esta quinta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.

Antero Luís, que acompanhou a destruição numa unidade industrial da Maia, no distrito do Porto, disse que a maior parte das armas foi entregue voluntariamente, aproveitando "uma espécie de amnistia" para fomentar essas entregas e que "de facto tem dados bons resultados".

O governante referia-se nomeadamente um período entre março deste ano e o dia 23 de junho para entrega de armas ilegais sem repercussão criminal.

Também em declarações aos jornalistas, o diretor do Departamento de Armas e Explosivos da PSP, superintendente Pedro Moura, disse que só desde março foram entregues às forças de segurança, entre armas e munições, "mais de 47 mil objetos, sendo que 4.686 são armas de fogo".

"É um número bastante significativo, na medida em que, sobretudo no primeiro período da entrega, ainda estávamos em confinamento, portanto com muitas restrições à movimentação de cidadãos", frisou.

Em períodos anteriores de entregas voluntárias, em 2006 e 2019, a polícia recebeu, respetivamente, 6.600 e 7.300 armas.

Pedro Moura assinalou, por outro lado, um "aumento significativo" da entrega de munições. E estimou que a PSP esteja a destruir cerca de 19 toneladas por ano.

Segundo um comunicado policial, a ação desta quinta-feira na Maia foi uma forma de a PSP, através do seu Departamento de Armas e Explosivos, se associar Dia Internacional de Destruição de Armas, que se assinala na sexta-feira, sob a égide das Nações Unidas e sob o lema "cada arma destruída não pode mais ser usada para matar, ferir ou intimidar".

"Pretende-se, assim, chamar a atenção do mundo, dos "media" e dos cidadãos em geral, para a problemática da necessidade do controlo de armas pelas autoridades públicas", frisa a PSP.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+