Tempo
|
A+ / A-

Calor que aí vem põe sete distritos sob aviso amarelo

08 jul, 2021 - 09:15 • Lusa

As temperaturas começam a subir hoje. As máximas deverão aproximar-se dos 40 graus em algumas regiões, até sábado. No domingo, o termómetro começa a baixar.

A+ / A-

Sete distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira e no sábado sob aviso amarelo devido ao calor, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA já tinha adiantado que nos próximos dias iriam ser emitidos avisos amarelos de tempo quente em alguns distritos a sul da Serra da Estrela.

Segundo o instituto, a partir de hoje prevê-se a "intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o Norte de África até ao interior da Península Ibérica".

O IPMA explica que esta situação sinóptica origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica.

Por isso, a partir desta quinta-feira, e até sábado, prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima, que tem estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve). Agora, vão subir gradualmente para valores acima da média na generalidade do território.

No sábado, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 33 e 38 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre os 24 e 30 graus, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40 graus.

De acordo com o IPMA, este episódio será temporário, uma vez que no domingo e na segunda-feira, com a entrada de ar marítimo, vai ocorrer uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior.

"Refira-se ainda que as noites serão frescas na maioria do território, embora em alguns locais do interior Centro e Sul, em particular nas terras altas e no Algarve, se prevejam noites tropicais", é referido na nota.

O IPMA indica ainda que na faixa costeira ocidental o vento irá soprar de nor-noroeste, mais intenso a partir da tarde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+