Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boticas acolhe “Modernismos Pra Cá e Pra Lá”

29 jun, 2021 - 12:41 • Olímpia Mairos

No decorrer do congresso internacional será feita uma homenagem a Nadir Afonso, arquiteto e pintor com ligações familiares àquela vila do Alto Tâmega.

A+ / A-

O Centro de Artes Nadir Afonso recebe nos próximos dias 1, 2 e 3 de julho, o congresso internacional sobre a cultura e as artes no contexto dos Estados Novos português (1933-1974) e brasileiro (1937-1945).

O evento, centrado na relação entre os modernismos e os Estados Novos português e brasileiro, pretende “promover uma discussão contextualizada, abrindo-se também a contribuições que permitam esclarecer processos de longa duração e fenómenos globais”, indica em comunicado a autarquia de Boticas.

“A análise do papel das diversas disciplinas artísticas, das artes visuais às performativas, incluindo também a literatura, na construção, legitimação e resistência aos (para)fascismos é ainda o mote para uma reflexão sobre o lugar da arte no exercício de uma cidadania crítica e ativa”, acrescenta o comunicado.

A iniciativa vai desenvolver-se no primeiro dia em formato online, através da plataforma digital ZOOM, e nos restantes de forma presencial. E vai contar com a participação de vários investigadores das áreas das Ciências Sociais e Humanas, ligados a centros de investigação de várias universidades portuguesas, brasileiras e europeias.

No decorrer do encontro será feita uma singela homenagem a Nadir Afonso, arquiteto e pintor com ligações familiares a Boticas.

O congresso “Modernismos Pra Cá e Pra Lá” é organizado pela Fundação Nadir Afonso, Alter Ibi – associação transfronteiriça para o desenvolvimento e pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural – Arte Agora, com o apoio do Município de Boticas, do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (CIEBA), da Universidade de Lisboa, da Universidade do Mato Grosso do Sul e da Unidade de Arqueologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+