Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: ​Governo prevê 60% da população com vacinação completa em setembro

02 jul, 2021 - 13:37 • Celso Paiva Sol , com redação

O secretário de Estado adjunto e da Saúde pede aos mais jovens que estejam atentos e adiram ao processo de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


Sessenta por cento dos portugueses terão a vacinação completa em setembro, disse esta sexta-feira o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Lacerda Sales diz que existem, neste momento, todas as condições para fazer atingir essa meta.

“Eu penso que temos todas as condições para, durante o mês de agosto, termos 70% de primeiras inoculações e 50% de esquema vacinal completo e, um mês depois, por volta de setembro, termos 80% de primeiras inoculações e 60% de esquema vacinal completo.”

Noutro plano, o Ministério da Saúde garante que ainda não foi tomada nenhuma decisão para alterar ou suspender as férias dos profissionais de saúde do Algarve.


O secretário de Estado não exclui essa hipótese, mas diz que, neste momento, ainda não é preciso tomar essa decisão.

Em Tavira, onde se encontra em trabalho, Lacerda Sales deixou uma outra garantia para aquela região: não faltam vacinas nem condições para prosseguir o plano de vacinação.

O governante pede por isso aos mais jovens que estejam atentos e adiram ao processo.

“Ainda esta semana houve um reforço de cerca de sete mil vacinas para o Algarve. O que significa que há capacidade de vacinação, há recursos humanos para vacinar e é importante esta mensagem de sensibilização para que as camadas mais jovens se possam vacinar.”

O secretário de Estado da Saúde foi questionado, também, sobre o isolamento profilático do primeiro-ministro, que já tem a vacinação completa contra a Covid-19.

Se António Costa tem as duas doses da vacina, então porque é que um contacto de baixo risco o obriga a estar em isolamento profilático? Porque é um “cidadão exemplar” e fez aquilo que lhe foi determinado pela autoridade de saúde, explica Lacerda Sales.

Matriz de risco Covid

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+