Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Surto em IPSS de Arouca alastra às escolas e suspende aulas presenciais

01 jul, 2021 - 21:43 • Lusa

Situação teve origem num caso de Covid-19 no dia 25 de junho. Fonte da autarquia indica que a IPSS é o Patronato de Arouca - Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade "que frequentam diferentes estabelecimentos de ensino" do município.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de Covid-19 numa instituição particular de solidariedade social de Arouca alastrou a diversos estabelecimentos educativos desse concelho do distrito de Aveiro, obrigando ao encerramento da Escola EB2, revelou esta quinta-feira a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Segundo explica essa entidade em comunicado, a situação teve origem na deteção de "um caso de Covid-19" no dia 25 de junho, numa instituição social que a ARS não identifica, mas que fonte da autarquia indica ser o Patronato de Arouca - Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade. Pouco depois "foram diagnosticados 23 casos positivos" nessa estrutura, "entre os quais crianças que frequentam diferentes estabelecimentos de ensino" do município.

Na fase atual, a ARS Norte tem agora "identificados 42 casos" e aguarda ainda "os restantes resultados dos testes para rastreio de SARS-CoV-2".

Perante esse universo de infetados e a sua dispersão "por várias turnas da EB2 de Arouca", as autoridades de saúde avançaram para "o isolamento profilático dos contactos" sujeitos a exposição de risco e "foi decidido suspender as atividades [letivas] presenciais, como medida cautelar, até estar concluída a testagem dos alunos e profissionais do referido estabelecimento de ensino".

A Câmara Municipal de Arouca diz que está "a acompanhar a situação e a dar todo o apoio necessário, em estreita articulação com os serviços de saúde e os demais agentes da proteção civil, locais e nacionais".

Apelando à necessidade de todos os habitantes do concelho "serem agentes de saúde pública", a autarquia recomenda que os contactos presenciais sejam restringidos ao mínimo possível e que se utilize "sempre máscara, cumprindo as regras de etiqueta respiratória, mantendo o distanciamento físico e higienizando frequentemente as mãos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+