Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Quer tomar a vacina? 6,5% dos portugueses dizem que não

30 jun, 2021 - 21:36 • Lusa

Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) refere que 86,7% das pessoas ainda não vacinadas querem tomar a vacina. Investigadores alertam, contudo, para a importância de estar atento aos “perfis resistentes”.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de 86% das pessoas ainda não vacinadas contra a Covid-19 querem receber a vacina, mas 6,5% não pretendem tomá-la, indica um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que alerta para o perfil dos resistentes.

“É na população em idade ativa, nos homens e nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência em relação à toma da vacina”, indicam os dados mais recentes, que abrangem a quinzena 11-25 de junho, do barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa.

O estudo que acompanha as perceções e comportamentos dos portugueses desde o início da pandemia refere que 86,7% das pessoas ainda não vacinadas querem tomar a vacina, valores que os investigadores da ENSP consideram “confortáveis”, mas deixando o alerta para a importância de estar atento aos “perfis resistentes”.

De acordo com este barómetro de opinião social, 6,5% dos inquiridos dizem não ter intenção de serem vacinados, valor semelhante aos hesitantes, os 6,8% que não decidiram se pretendem receber ou não a vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2.

Na quinzena analisada, são os participantes no inquérito com ensino superior que mostram mais resistência relativamente à toma da vacina – 7,7% não pretendem tomar e 6,3% ainda não decidiram –, enquanto nas pessoas com ensino secundário os valores são de 1,9% e 9,3%, semelhantes aos participantes com nível de escolaridade até ao 9º ano.

“Como os grupos etários mais velhos estão quase totalmente ou parcialmente vacinados, as incidências mais elevadas da resistência à vacinação evidenciam-se agora nas faixas dos jovens adultos”, explica Ana Rita Goes, coordenadora científica do barómetro Covid-19, segundo a qual, nas últimas quinzenas, a perceção de segurança e eficácia das vacinas tem-se mantido relativamente estável , com mais de 90% dos inquiridos a considerá-las seguras ou muito seguras e eficazes ou muito eficazes.

“A análise desta quinzena incidiu também sobre os comportamentos de proteção adotados pelas pessoas vacinadas, tendo-se verificado que 70% dos inquiridos continuam a usar sempre a máscara quando estão com pessoas que não vivem consigo e que cerca de 80% evitam sempre ajuntamentos”, refere ainda a ENSP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    01 jul, 2021 Seixal 10:18
    Muitos devem fazer parte do grupo de imbecis que se passeiam frequentemente pelo bairro alto sem máscara.

Destaques V+