Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Imunidade de grupo com variante Delta só se deve atingir aos 85%

29 jun, 2021 - 07:04 • Lusa

O médico intensivista José Artur Paiva diz que a redução da idade dos doentes internados prova a efetividade das vacinas e lembra que todos os vírus se adaptam.

A+ / A-

Veja também:


O médico intensivista José Artur Paiva admitiu que, com a variante Delta, a imunidade de grupo só se deverá atingir perto dos 85% e disse que a redução da idade dos doentes internados prova a efetividade das vacinas.

Em declarações à agência Lusa, o especialista, que pertence à Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19, sublinhou que o grande determinante do aumento de doentes em medicina intensiva é o aumento da transmissibilidade do vírus e que quanto mais transmissível for o vírus mais difícil é atingir a imunidade de grupo.

"Com esta variante [delta] a imunidade grupo não se fará nos tais 70%, mas sim com valores muito perto dos 85% de imunização", disse, sublinhando a importância de conter o Rt (índice de transmissibilidade).

O médico considera que o processo vacinal em curso "está a ser capaz de ter uma efetividade grande, que se mantém com esta variante [Delta], nomeadamente de evitar formas de gravidade moderada ou intensa da doença".

Internamentos a diminuir

José Artur Paiva recorda que a média de idade nos internamentos diminuiu "por ausência ou franca diminuição dos casos em pessoas mais idosas", frisando: "A média de idade dos doentes em medicina intensiva é de cerca de 50 anos, francamente mais baixa do que foi nas ondas anteriores".

Como temos uma maior cobertura vacinal para pessoas com mais de 60 anos e com mais de 50 com outras doenças, e como sabemos que há efetividade das vacinas, mesmo em relação a esta variante que se está a tornar predominante, de facto, temos uma diminuição marcada dos casos graves. É essa a grande proteção que a vacina dá", afirmou, lembrando que a proteção é conferida com a vacinação completa.

No fundo, acrescentou, "temos uma diminuição marcada [dos internamentos em cuidados intensivos] nessas pessoas mais idosas e até não tão idosas, mas com comorbilidades, e a manutenção de casos com pessoas mais jovens, que sempre existiram".

José Artur Paiva lembra que com variantes mais transmissíveis, "como um determinado percentual dos casos será sempre grave, o número de hospitalizações e de internados em medicina intensiva fatalmente aumenta". Contudo, insistiu, "aumenta menos do que aumentaria se não tivéssemos um processo vacinal em curso relativamente avançado".

Vírus vai adaptar-se

Sobre o tempo médio de internamento destes doentes, o especialista diz que "ainda é cedo" para tirar conclusões: "Vai ser muito heterogénea. (...) Há casos que respondem rapidamente a formas não invasivas de ventilação e, com poucos dias de estadia, saem. Mas também temos casos que precisam de suportes mais invasivos, até ECMO, e podem ficar muito tempo".

Recorda que o vírus que provoca a Covid-19, como qualquer vírus, "vai sempre adaptar-se e criar maneira de fazer mutações para se tornar mais transmissível".

"Eles precisam das células do hospedeiro e o interesse do vírus não é tornar-se mais agressivo e matar o hospedeiro, mas tornar-se mais transmissível", acrescentou o especialista, que pertence à direção do colégio da especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos.

Além do controlo do fator de transmissibilidade e do avanço do processo de vacinação, concluindo-a nas pessoas mais idosas, vulneráveis e com comorbilidades, e avançando depois para os mais jovens, o responsável aponta a necessidade de manter os comportamentos que evitam a transmissão, como o uso de máscara, o distanciamento físico, a desinfeção das mãos e o evitar de agrupamentos de pessoas.

"Isto não quer dizer confinar novamente. Quer dizer saber viver, mas com estes cuidados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+