Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detetado corte ilegal de sobreiros em Torres Vedras

26 jun, 2021 - 09:24 • Lusa

Os infratores habilitam-se a uma multa até 150 mil euros.

A+ / A-

O Comando Territorial de Lisboa verificou, no decorrer de diligências policiais, que foram cortados, sem autorização, sobreiros adultos em Torres Vedras na quarta-feira, uma infração punível com coima até 150.000 euros, foi anunciado neste sábado.

Num comunicado, o Comando precisa que, no dia 23 de junho, durante uma ação de patrulhamento, elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Torres Vedras detetaram que estavam a ser arrancados vários sobreiros com maquinaria agrícola industrial no concelho de Torres Vedras.

"No decorrer das diligências policiais, apurou-se que tinham sido cortados sobreiros adultos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de autorização, uma infração punível com coima até 150 mil euros" e "foi ainda identificado um homem de 40 anos", adianta o comunicado.

O Comando sublinha no comunicado que "o corte ou arranque das espécies de azinheira e sobreiro em povoamento ou isolados carece de autorização prévia, uma vez que estas espécies incluem alguns dos biótipos mais importantes ocorrentes em Portugal continental em termos de conservação da natureza".

Estes biótipos desempenham assim uma importante função na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico e na qualidade da água e têm ainda um elevado interesse económico a nível local, desempenhando um papel fundamental na produção animal, nomeadamente destinada a produtos tradicionais, sublinha ainda o comunicado do Comando Territorial de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+