Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Governo não comenta declarações de Ferro e fala de "momento crítico" da pandemia

24 jun, 2021 - 17:21 • Lusa

O presidente da Assembleia da República pediu aos portugueses para comparecer "massivamente" ao jogo entre Portugal e Bélgica para o Euro 2020.

A+ / A-

Veja também:


A ministra de Estado e da Presidência escusou-se esta quinta-feira a comentar o apelo do presidente da Assembleia da República para uma deslocação massiva dos portugueses a Sevilha devido ao Euro, alertando para o "momento crítico da evolução da pandemia".

Na quarta-feira, em Budapeste, no final do jogo da seleção nacional de futebol que permitiu a qualificação para os oitavos de final do Euro2020, Eduardo Ferro Rodrigues disse esperar "que os portugueses se desloquem de forma massiva para o Sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final", de acordo com declarações transmitidas pela RTP.

"Eu não comento aqui, nunca comento declarações de outros órgãos de soberania", começou por responder a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa que decorreu após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.

A governante aproveitou para avisar que "este é um momento crítico da evolução da pandemia" em Portugal.

"Aquilo que gostaria de reafirmar é a necessidade de procurarmos cumprir as regras, ser cautelosos, usar a máscara, evitar ajuntamentos", apelou.

Na mesma conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva anunciou que não existem condições para prosseguir o plano de desconfinamento em Portugal, tendo em conta que o país se encontra "claramente na zona vermelha" da matriz de risco de controlo da pandemia.

Foi ainda decidido que Albufeira e Lisboa recuam no plano de desconfinamento e juntam-se a Sesimbra que já se encontrava no nível de risco muito elevado de incidência de covid-19, existindo ainda outros 25 concelhos em risco elevado.

A proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML) mantém-se no próximo fim de semana, mas quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à covid-19 pode passar foi outro dos anúncios feitos hoje pelo Governo.

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos cuidados intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+