Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Governo estuda comparticipação do custo dos testes

24 jun, 2021 - 16:46 • Lusa

O objetivo de que "sejam cada vez mais usados" pela população, diz a ministra Mariana Vieira da Silva.

A+ / A-

O Governo está a estudar a possibilidade de comparticipar o custo dos testes de despiste da covid-19, com o objetivo de que "sejam cada vez mais usados" pela população, anunciou hoje a ministra da Presidência.

"Com decisão de passarmos a utilizar o certificado [digital] e os testes para mais funções e momentos, o Governo está também, neste momento, a estudar uma forma de poder comparticipar os seus custos e esperamos ter novidades nos próximos dias", adiantou Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros.

Em conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência recordou que já há concelhos do país que disponibilizam gratuitamente estes testes de despiste do vírus SARS-CoV-2, estando, agora, o Governo a estudar "uma forma de os comparticipar".

Segundo disse a governante, o objetivo desta eventual comparticipação dos custos é que os testes sejam "cada vez mais usados", seja como condição para a realização de algumas atividades, mas também de uma forma mais acessível à população.

O Conselho de Ministros decidiu hoje que a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML) se mantém no próximo fim de semana, mas quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à covid-19 pode passar.

De acordo com a ministra, poderão entrar e sair da Área Metropolitana as pessoas que tenham um certificado digital ou teste negativo à covid-19 com resultado laboratorial, adiantando que as crianças até aos 12 anos não necessitam de apresentar teste.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+