Tempo
|
A+ / A-

Alerta

Há um novo jogo na net idêntico ao da “Baleia Azul”

19 jun, 2021 - 09:30 • Henrique Cunha

Predadores faziam-se passar por crianças num jogo que tinha “a penalização de quem perdia tinha que ir tirando uma peça de roupa".

A+ / A-

A Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI) pede maior atenção aos encarregados de educação e à comunidade educativa para um novo jogo na Internet idêntico ao da “Baleia Azul”.

Fátima Pinto revela à Renascença ter sido alertada por uma outra dirigente da CNASTI para a existência de “um novo jogo estilo baleia azul, em que uns fulanos faziam jogos com crianças, as quais pensavam estar a jogar com outras crianças”.

De acordo com a descrição feita pela responsável, o jogo tinha “a penalização de quem perdia tinha que ir tirando uma peça de roupa e às tantas estavam praticamente nus”. Depois também eram impelidos a tirar fotografias e a mandar, uma situação que os colocava “nas mãos dos predadores, que depois as usavam para chantagear as crianças e muitos tinham problemas graves por causa disso”.

Mas há outro tipo de jogos a dinheiro. Fátima Pinto fala do caso de um jovem de 15 anos que lhe contou as suas façanhas na Internet. “Tive uma criança que me disse que ganhava imenso dinheiro e que era famosíssimo na internet. Quando ele punha o nickname na net, toda a gente o conhecia porque ele era campeão. E ganhava imenso dinheiro.”

E o que fazia ao dinheiro ganho? “Eu guardo, compro melhores computadores, o meu computador é sempre topo de gama para eu poder jogar e competir com os estrangeiros.”

Mais surpreendida ficou quando o jovem lhe disse que “os pais não davam por nada”, porque jogava de madrugada “no quarto e muitas vezes debaixo dos cobertores”.

Estar atento aos sinais nas crianças

A dirigente da CNASTI apela a uma atenção redobrada por parte dos encarregados de educação a este tipo de realidade, lembrando ser “possível negociar com as operadoras os tempos de acesso à Internet”.

Revela ainda que nos últimos dias soube de novas situações de abusos. “Uma era vendida pelo pai para atos sexuais e a outra estava a ser vítima de maus-tratos, mas quem os praticava não era familiar dela. A criança já se queixava de que o substituto do pai lhe batia muito, mas as pessoas só reagiram quando ela começou a aparecer com queimaduras.”

“É importante que ao pequeno sinal haja uma ação, haja uma atitude”, sublinha a mesma responsável, acrescentado que “toda a criança que falte na escola seja sinalizada e que as comissões de proteção de menores tenham as condições necessárias para acompanhar todas as crianças em situação de risco”.

Conferências debatem novas preocupações decorrentes da pandemia

Para debater este tipo de realidade, mas também os efeitos da pandemia na vida das crianças, a CNASTI vai promover depois do verão uma série de três conferências, em parceria com outras organizações envolvidas na promoção dos direitos das crianças.

A primeira, a 6 de outubro terá por tema “Migrações e as Crianças”; depois no dia 27 segue-se outra sobre “Trabalho escravo de crianças”; a última acontece a 24 de novembro e terá por tema “Erradicação do trabalho infantil no mundo”.

A iniciativa pretende responder às novas preocupações decorrentes das incidências da pandemia nas condições de vida das crianças.

A instituição revela que as situações de risco a nível global aumentaram muito com a Covid-19. De acordo com Fátima Pinto, “pela primeira vez, em muito tempo, os dados agravaram-se: muitos milhões de crianças caíram, quer no trabalho infantil, quer em situações de risco devido à pandemia”.

“A covid-19 criou situações de grande pobreza e de grande calamidade no mundo inteiro”, lembra Fátima Pinto, referindo haver ainda “muito a fazer para salvar as nossas crianças, pois elas são da responsabilidade de todos que tenha vontade de colaborar no sentido de promover os seus direitos”.

“O objetivo é que os direitos das crianças não sejam palavras vãs”, reforça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Auxiliadora
    20 jun, 2021 PLANETA TERRA 11:48
    Pais de família, prestai atenção aos vossos filhos, porque o meu adversário quer acabar com as famílias. Tenham muito cuidado com aquilo que vossos filhos vêm, lêem, ouvem e jogam. Digo-vos isto porque os instrumentos do mal, através da tecnologia destes últimos tempos, estão envenenando a alma das crianças e dos jovens através dos jogos, músicas, filmes, vídeos, programas da televisão e leituras, carregados com mensagens sublimares que estão levando à morte física e espiritual de muitos. Meus filhos, jogar duendes, Charlie Charlie ou jogar com um caderno enrolado em tesouras, é o mesmo que jogar o tabuleiro de Ouija, é abrir portas espirituais para meu adversário e seus demónios possuírem os vossos filhos. Nenhum jogo é bom onde se pede informação do mais além. Não penseis que invocando as almas de vossos falecidos, serão eles que virão. Digo-vos que ao fazer isto, o que estão a fazer é abrir as portas do Inferno. Bem sabeis que meu adversário é astuto e se disfarça de anjo da luz para roubar vossas almas. Muitas crianças e jovens estão a ser amarrados por meu adversário para jogar estes jogos onde se pede informação a fontes ocultas. Filhos, ao jogar estes jogos que parecem inofensivos, o que estão a fazer é abrir ao meu adversário a porta das vossas almas para que ele vos venha a possuir. Ao invocar os espíritos de parentes falecidos o que vem para vós são demónios disfarçados, fingindo ser vossos familiares. Lembrai-vos que o meu adversário anda por aí como um leão

Destaques V+