Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Tem o jornal? Não." Quiosques e papelarias iniciam boicote

18 jun, 2021 - 09:40 • Marta Grosso

A taxa adicional imposta pela distribuidora VASP levou ao protesto que se prolonga até amanhã, sábado, 19.

A+ / A-

Comprar um jornal num quiosque ou numa papelaria poderá ser mais difícil nesta sexta-feira e no sábado, devido ao boicote à venda de periódicos organizado pela Associação Nacional de Vendedores de Imprensa (ANVI).

Em causa está a taxa adicional de 1,5 euros que começou a ser aplicada neste mês pela distribuidora VASP, a empresa que distribui os jornais.

“Esta sociedade comunicou aos vários pontos de venda em todo o país que iria passar a cobrar aos cerca de 6.500 postos de venda, e a partir de 4 de julho de 2021, taxas diárias de 1,50 euros acrescido de IVA de segunda-feira a sábado e de 1,00 euro aos domingos (num valor mensal de mais de 300.000,00 euros) pelo serviço de distribuição do qual já lucra através das respetivas comissões junto das editoras”, anunciou a ANVI no início de junho.

A empresa justifica a taxa com as “quebras de vendas na imprensa e sem resposta por parte do Governo”.

Mas a ANVI alega que os custos acrescidos “são insuportáveis para os postos de venda”, que já enfrentam “dificuldade fazem face às despesas fixas com os valores variáveis auferidos”.

Decidiu, por isso, dar entrada a uma providência cautelar, “bem como participação à entidade reguladora” do setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+