Tempo
|
A+ / A-

​Aumento de casos Covid em Lisboa já pressiona serviços hospitalares

11 jun, 2021 - 10:58 • Beatriz Lopes

No Hospital Curry Cabral, registam-se, em média, cinco internamentos por dia.

A+ / A-

Veja também:


O aumento de casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo está já a ter reflexos nos internamentos hospitalares. O Hospital Curry Cabral é já exemplo disso. À Renascença, o diretor do Serviço de Infeciologia, Fernando Maltez, dá conta de um internamento médio de cinco pessoas por dia.

"Passámos, de facto, de uma situação relativamente tranquila para uma situação de maior número de camas ocupadas. Já tivemos a necessidade de alargar a nossa capacidade de internamento para fazer face a esse aumento diário”, disse Fernando Maltez.

De acordo com este responsável, nos últimos dias, registaram “uma média de quatro a cinco internamentos por dia e, neste momento, falamos de faixas etárias que vão dos 30 aos 100 anos, portanto não se nota nenhuma preponderância em especial de determinada faixa etária".

O diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral sublinha ainda que "é forçoso que os portugueses olhem para os números" e apela ao cumprimento das regras sanitárias que, parecendo que não, "todos conhecem de cor e salteado".

"A pandemia não está de maneira nenhuma ultrapassada, temos de ter essa consciência”, sublinha. Fernando Maltez reconhece que há “uma situação prometedora que é o facto de termos uma parte da população já vacinada, mas isto de maneira nenhuma nos garante que o problema esteja ultrapassado”.

“Os valores que se verificam hoje na região de Lisboa e Vale do Tejo devem deixar-nos preocupados e, portanto, todos nós temos a responsabilidade de cumprir aquilo que nos é pedido: não entrar em aglomeração de pessoas, não andar sem máscara, procurar espaços bem arejados, manter o distanciamento social", apela.

Com estes números, Lisboa ficou para trás no desconfinamento. Apesar da aposta no reforço da testagem e da vacinação, a região não tem conseguido travar as novas infeções por Covid-19.

Pelo contrário, na última semana, o número de casos por 100 mil habitantes continuou a aumentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+