Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Está a ver o eclipse? É o primeiro de 2021

10 jun, 2021 - 09:23 • Marta Grosso com agências

O fenómeno deve ser visto com óculos especiais ou numa projeção no chão.

A+ / A-

Acontece nesta quinta-feira de manhã o primeiro eclipse solar de 2021. É um eclipse anular do Sol, que será visível como parcial em todo o país, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Nos Açores será mais fácil observar a Lua a tapar quase um terço do Sol, mas o fenómeno deve ser acompanhado com óculos especiais ou através de uma projeção no chão (caso contrário, arrisca-se a efeitos prejudiciais na vista).

Neste Dia de Portugal, o eclipse será pouco percetível na maior parte do território português, pois as percentagens de área solar são muito baixas, explica o OAL.

Nesta altura, a Lua está demasiado afastada da Terra e, por isso, não vai conseguir tapar completamente o Sol. O círculo de luz que deixará passar é conhecido como “anel de fogo” – este será o momento máximo do eclipse.

Este eclipse parcial é sobretudo visível na América do Norte, na Europa e Norte da Ásia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+