Tempo
|
A+ / A-

Novo presidente do Supremo pede aos políticos alterações na área penal

07 jun, 2021 - 13:00 • Manuela Pires

Henrique Araújo, na tomada de posse como presidente do Supremo Tribunal de Justiça, criticou a burocracia que existe no sistema e falou do descontentamento da comunidade a condutas reprováveis.

A+ / A-

O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo, criticou esta segunda-feira a inércia do legislador e deixou um apelo aos políticos para que cheguem a um entendimento em alterem algumas normas, nomeadamente na área penal.

Henrique Araújo diz mesmo que esta inércia abre espaço à impunidade e potencia o descontentamento da sociedade face à justiça.

“A inércia do legislador, quando prolongada, aumenta a distância entre a lei e a realidade, abrindo o espaço à desregulação e à impunidade. Este é, precisamente, outro dos aspetos que potencia o descontentamento e o desanimo da comunidade, designadamente a condutas que o sentimento geral reprova” diz o novo presidente do Supremo.

“As assimetrias valorativas exigem atuação legislativa pronta sobretudo na área penal através da criação de novos tipos legais de crimes ou da adequação dos existentes à escala de valores por que a sociedade actualmente se rege. A reiterada impossibilidade de se alcançarem soluções consensuais na área da justiça impõe que o poder legislativo assuma sem hesitações as suas competências” afirma Henrique Araújo.

No discurso de 18 minutos, na cerimónia de posse, o novo presidente do Supremo falou ainda dos danos, que na sua opinião são irreparáveis, que os megaprocessos criam à imagem da Justiça.

“O sentimento de descrença no aparelho de Justiça resulta da expetativa frustrada dos cidadãos na resolução rápida de processos criminais de grande envergadura em que, geralmente, são visadas figuras da sociedade com notoriedade pública”, disse o juiz conselheiro.

Justiça muito burocrática

O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça criticou ainda o "forte pendor burocrático e garantístico, com impacto direto nos níveis de eficiência e nos tempos de decisão" da justiça.

No seu discurso de tomada de posse, o juiz conselheiro chamou a atenção para o facto de predominar a indiferenciação entre o inútil e o essencial na prática forense "o que motiva a apresentação de extensos articulados e requerimentos".

"Escreve-se muito. Consomem-se, sem critério, dezenas ou centenas de páginas em argumentações desprovidas de interesse e em repetições escusadas. As decisões dos tribunais têm-se deixado influenciar por essa tendência, sendo cada vez mais frequente depararmos com despachos ou sentenças cuja leitura se transforma num difícil exercício", argumentou.

[notícia atualizada às 13h55]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    07 jun, 2021 aldeia 14:12
    E os politicos.....irão fazer mais umas alterações.....mais prazos (para poder prescrever),aligeirar algumas alineas,para os advogados poderem ter mais por onde pegar,nomear mais alguns magistrados da sua área politica etc......há!.....e justiça mais lenta (para os poderosos e mais célere para os Zés....deste povo).e não mexer uma virgula no capitulo da corrupção.

Destaques V+