Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato

Greve da CP. Serviços mínimos cumpridos "com alguma dificuldade" por falta de "condições necessárias"

06 jun, 2021 - 12:31 • João Cunha , Sofia Freitas Moreira

Na origem do protesto está a alegada recusa de diálogo e inoperância da CP na resolução dos problemas dos trabalhadores, que vão desde aumentos salariais ao aumento de polivalência de funções.

A+ / A-

Luís Bravo, presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), confirma à Renascença a realização dos serviços mínimos nos comboios, mas revela que, em alguns casos, há dificuldades no cumprimento desses mínimos, por culpa da CP – Comboios de Portugal.

“Confirmo que estão a ser cumpridos os serviços mínimos, com alguma dificuldade, mas a empresa, em algumas situações, não está a facultar as condições necessárias para que os trabalhadores recuem”, começa por explicar o presidente do Sindicato.

A greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, que começou este domingo, levou, até às 8h00, à supressão de 46% de comboios previstos, segundo disse à agência Lusa fonte oficial daquela empresa.

Este domingo, o efeito desta greve não é tão grande, já que aos fins de semana os horários são mais reduzidos. A partir de segunda-feira, o cenário já será diferente, garante Luís Bravo.

“Amanhã haverá mais comboios, certamente haverá muitos condicionalismos, mas somos um sindicato responsável e iremos cumprir sempre com os serviços mínimos”, sublinhou.

Por isso, a CP admite que esta paralisação possa causar fortes perturbações na circulação de comboios a nível nacional.

Na origem do protesto está a alegada recusa de diálogo e inoperância da CP na resolução dos problemas dos trabalhadores, que vão desde aumentos salariais ao aumento de polivalência de funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+