Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem agredido e atropelado no Seixal. PGR já abriu inquérito

26 mai, 2021 - 17:46 • Lusa

Estudante estava a ser, alegadamente, vítima de "bullying" e acabou atropelado quando tentava escapar a agressões. As imagens foram publicadas nas redes sociais. A PSP já identificou os envolvidos.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Social (PSP) já identificou "todos os intervenientes nas agressões" a um jovem que, na quinta-feira, dia 20 de maio, acabou por ser atropelado na Estrada Nacional (EN) 10-2 no Seixal, após ter sido vítima de uma alegada prática de "bullying"

Em resposta escrita à agência Lusa, a Direção Nacional da PSP confirmou "a veracidade do vídeo captado na passada quinta-feira, no Seixal", que foi partilhado na terça-feira nas redes sociais, em que se vê um grupo de alunas a agredir um rapaz e a persegui-lo, levando-o a atravessar a EN 10-2 e a ser atropelado por uma viatura que circulava na via.

Com pouco mais de um minuto, o vídeo começa com uma jovem a dar um murro no ombro do rapaz, vítima que depois tentou seguir caminho, mas foi perseguido pelo grupo de alunas, ouvindo-se alguém a dizer "ele está a chorar" e "isso é 'bullying'".

O grupo de jovens estava junto ao passeio da EN 10-2, em Vale da Romeira, Seixal, e quando o rapaz tentou fugir atravessou a estrada e acabou por ser atropelado por uma viatura que circulava nesta via, inclusive vê-se e ouve-se no vídeo o estrondo do embate.

Além de confirmar a veracidade do vídeo, a Direção Nacional da PSP informou também que "registou o acidente, tendo já identificado todos os intervenientes nas agressões, em estreita colaboração com a escola", sem avançar mais informação sobre a ocorrência, nomeadamente o estado em que se encontra a vítima.

"Do ocorrido foi também dado conhecimento à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e ao Ministério Público da área", referiu a PSP.

Questionada sobre a investigação desta ocorrência, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que “os factos deram lugar à instauração de inquérito tutelar educativo, que corre termos na Ministério Público do Juízo de Família e Menores do Seixal”.

“O inquérito tutelar educativo é de natureza reservada e encontra-se previsto na Lei Tutelar Educativa, quando estão em causa factos qualificados pela lei como crime, praticados por menor entre os 12 e os 16 anos”, afirmou a PGR, em resposta escrita à Lusa.

De acordo com o Diário do Distrito, jornal de Setúbal, os jovens são alunos da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, no Seixal, e, após o atropelamento, não prestaram auxílio ao rapaz, que sofreu ferimentos ligeiros.

Contactada pela agência Lusa, a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, professora Célia Dias, disse que "no dia 20 de maio, tendo a Direção tomado conhecimento do sucedido, deu início ao procedimento disciplinar previsto na lei".

"Até ao momento, a Direção não tinha conhecimento de conflitos entre estes alunos", referiu Célia Dias, numa resposta escrita.

Relativamente à vítima do alegado 'bullying' que motivou o atropelamento na EN 10-2, a diretora indicou que "o aluno acidentado está a frequentar as aulas desde segunda-feira e encontra-se em recuperação".

Neste âmbito, a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro adiantou que "foi disponibilizado apoio psicológico para os alunos envolvidos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Sousa
    27 mai, 2021 Belas 13:01
    Impunidade dá nisto! :-(
  • Sorte delas
    26 mai, 2021 não estarmos na America 19:12
    Mais um exemplo da educação recebida e do civismo reinante entre os nossos pimpolhos... E depois aparece na Tv a mamã duma das tipas, muito preocupada com o aluno agredido e atropelado - leia-se, ela está preocupada é com o possível processo em Tribunal e a indemnização que pode ter de pagar - e uma 4 olhos a falar que temos de ver as coisas também do ponto de vista das agressoras - já estão a procurar desculpas para as tipas. Sorte dessas fulaninhas não estarmos na América: da próxima vez, o miúdo podia ter a arma do pai escondida na mochila e abrir mais um buraco nalguma delas. Ou em todas.

Destaques V+