Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há duas praias com Qualidade Ouro em Macedo de Cavaleiros

25 mai, 2021 - 09:21 • Olímpia Mairos

Autarca acredita que na época balnear de 2021, que se inicia a 12 de junho, “será possível voltar a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses”.

A+ / A-

A associação ambientalista Quercus distinguiu com o Galardão Qualidade de Ouro 2021 as praias da Ribeira e a da Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

Para o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, “é a prova de que a Albufeira do Azibo é uma excelente opção para quem pretender passar umas férias em ambiente de praia, com segurança e a certeza de que estão num destino de excelência”.

O autarca esclarece que esta distinção “tem em conta o desempenho das praias em anos anteriores, nomeadamente o trabalho feito no sentido de garantir a qualidade superior da água das duas praias”.

“Significa que há aqui um trabalho de continuidade na preservação da Albufeira do Azibo, da sua água e das praias integradas nesta paisagem idílica”, observa.

A praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira têm sido distinguidas ao longo dos anos com Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. E a Albufeira do Azibo tem merecido a confiança dos portugueses, sendo eleita, pelo terceiro ano consecutivo, com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

“É um orgulho ver reconhecido o trabalho desenvolvido pelos serviços municipais e pelo Geopark Terras de Cavaleiros e estamos certos de que os portugueses, mais uma vez, vão incluir as praias do Azibo entre as preferências para as férias deste ano”, declara Benjamim Rodrigues.

À espera de 350 mil veraneantes

À semelhança de 2020, devido à pandemia, a praia da Fraga da Pegada vai contar com uma lotação de 1.700 pessoas em simultâneo, enquanto a da Ribeira estará limitada a 1.600 pessoas.

O presidente da autarquia acredita que na época balnear de 2021, que se inicia a 12 de junho, “será possível voltar a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses”.

“Mesmo com a limitação em termos de lotação, estamos convictos que muitos portugueses ainda vão continuar a optar por fazer férias em Portugal e, por isso, mesmo durante a semana será possível ter valores muito próximos da lotação máxima, como, aliás, se verificou em 2020 em várias ocasiões”, declara, acrescentando que estão a “preparar um conjunto de iniciativas para dinamizar as duas praias e proporcionar momentos ainda mais animados”.

As regras definidas pelo Governo para o acesso às praias e zonas balneares neste verão visam a prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por Covid-19.

A Albufeira do Azibo foi projetada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros. Mas rapidamente ganhou o estatuto de Paisagem Protegida, que se encontra localizada no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está integrada na Rede Natura 2000 e constitui uma interessante mescla de flora mediterrânica e atlântica.

A par do carvalho-cerquinho Quercus faginea e castanheiros Castanea sativa, que coabitam com áreas de lameiro, surge a oliveira Olea europaea, a vinha e o sobreiro Quercus suber, num mosaico valorizado por vegetação mais rasteira e rara em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas.

A construção da barragem, no final dos anos de 1970, abriu caminho à criação, mais tarde, de uma zona balnear, em que se destacam a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+