Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cancro de pele já mata mais do que uma pessoa por dia em Portugal

19 mai, 2021 - 09:15 • Anabela Góis com redação

De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, os casos estão a aumentar 5 a 6% ao ano. São 12 mil novos diagnósticos a cada ano.

A+ / A-

Os cancros de pele estão a aumentar e por causa da pandemia os doentes chegam aos hospitais numa fase mais avançada da doença, o que tem reflexos no prognóstico.

O alerta é deixado pelo presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo a propósito do Dia do Euromelanoma que se assinala esta quarta-feira.

“Apercebemo-nos nas consultas que as pessoas chegam em estádios mais avançados da doença. Atrasaram ou protelaram a ida ao médico por dificuldades de acessibilidade ou simplesmente por receio de virem a uma unidade de saúde, o que obviamente tem implicações em termos de prognóstico.”

No conjunto, os vários tipos de cancro de pele são responsáveis por 400 mortes por ano o que dá mais de uma morte por dia.

Segundo João Maia Silva, “os últimos estudos mostram que há um aumento de cerca de 5 a 6% de incidência de cancros de pele anual, o que em números significa 12 mil diagnósticos/ano e em que cerca de mil desses casos são de melanoma maligno - obviamente há vítimas mortais”.

O médico avisa que o confinamento pode ter efeitos negativos também na pele. Estamos menos preparados para a exposição ao sol, havendo receio de que este tipo de cancro de aumente este verão.

“Nós chamamos-lhe o foto endurecimento, ou seja, se nos formos expondo ao sol - de uma forma gradual e saudável - a pele fica mais resistente à radiação ultravioleta”, explica o médico, lembrando que pelo facto de estarmos mais tempo em casa e mais protegidos também está menos preparada para a exposição solar. “Com chegada do sol receamos que possa haver um aumento das queimaduras solares e de comportamentos de risco”, remata.

Na maior parte dos casos, os especialistas estimam que em 90% dos casos estas mortes seriam potencialmente evitáveis, tal como os custos em tratamentos para os serviços de saúde, que rondam os 20 milhões de euros por ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+