Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Melo Gomes: Reforma não responde aos problemas das Forças Armadas e falta debate

14 mai, 2021 - 17:02 • Pedro Mesquita , com redação

Em declarações à Renascença, o antigo chefe de estado maior da Armada alerta para a degradação das Forças Armadas e diz que o general Ramalho Eanes subscreveu carta de protesto "sem pestanejar".

A+ / A-
Almirante Melo Gomes em declarações a Pedro Mesquita
Almirante Melo Gomes em declarações à Renascença

O almirante Melo Gomes, antigo Chefe do Estado Maior da Armada, muito próximo de Ramalho Eanes, explica que a reforma que está desenhada não dá resposta - nem aborda sequer - as prioridades das Forças Armadas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira que a reforma da Lei das Forças Armadas, que está no Parlamento, tem sido alvo de um amplo debate, mas Melo Gomes, um dos signatários de uma carta de protesto, discorda.

“Um debate deste tipo não existiu. Houve debate certamente, como diz e muito bem o Presidente e comandante supremo das Forças Armadas, no âmbito do Conselho Superior de Defesa Nacional e no âmbito do Conselho de Estado. Agora, a nossa visão é diferente, é um debate alargado com a sociedade civil, com os institutos políticos, com o melhor saber que existe no âmbito militar”, afirma o antigo chefe de estado maior da Armada.

O almirante Melo Gomes diz que o grupo de signatários da carta, entre os quais está o antigo Presidente Ramalho Eanes, defende “que é preciso ponderar as coisas devidamente”.

“Os problemas que existem nas Forças Armadas não são, prioritariamente, aqueles que esta reforma, aparentemente, quer resolver. Os problemas que existem nas Forças Armadas são a não coincidência dos recursos disponibilizados com os objetivos que o poder político define”, sublinha o oficial nestas declarações à Renascença.


O almirante Melo Gomes alerta para “a degradação no equipamento, da condição militar, nas infraestruturas que se tem verificado sucessivamente nas Forças Armadas”.

“Esta reforma não olha para isso nem sequer aborda, e apareceu de forma inusitada, não se atendo ao que está definido na lei, que é começar por rever a documentação estruturante, que é Conselho Estratégico de Defesa Nacional, que continua a ser o mesmo desde 2013.”

Melo Gomes afirma que o general Ramalho Eanes assinou “sem pestanejar”, uma carta que contesta a proposta de reforma da Lei das Forças Armadas, missiva subscrita por 28 antigos chefes militares dos três ramos das Forças Armadas, dirigida ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao ministro da Defesa e aos partidos com assento parlamentar.

“Já tinha refletido sobre o que se estava a passar. O general Ramalho Eanes não é uma pessoa repentista, é uma pessoa de reflexão, de princípios, de convicções, de honestidade. São todas estas coisas que o levam a pestanejar a subscrever esta carta.”

O almirante Melo Gomes não pede o chumbo da reforma, mas espera que o Presidente da República “cumpra o seu papel constitucional e que tenha a última palavra sobre esta questão”.

Também ouvido pela Renascença, o almirante Fuzeta da Ponte, mantém a esperança que esta carta, de que é signatário, ainda possa mudar o curso desta reforma.

“Não estou muito convicto disso, mas tenho alguma esperança. Penso que o número de subscritores que desempenharam funções de algum relevo, como eu e o senhor general Ramalho Eanes, poderá ajudar a mudar de opinião”, sublinha o antigo chefe do estado maior general das Forças Armadas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+