Tempo
|
A+ / A-

Detidos em megaoperação internacional de captura ilegal de amêijoa no Tejo são portugueses

11 mai, 2021 - 16:04 • Lusa

Os detidos serão presentes na quarta e na quinta-feira ao tribunal do Montijo.

A+ / A-

Os cinco detidos numa megaoperação que desmantelou três redes internacionais de captura ilegal de amêijoa no rio Tejo são todos cidadãos portugueses e alguns alegados cabecilhas, adiantouà agência Lusa fonte da Autoridade Marítima.

Na segunda-feira, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional tinha dito à agência Lusa que realizou uma megaoperação no Barreiro e em Almada, no decorrer da qual efetuou cinco detenções, por suspeita de recurso a mão-de-obra ilegal, falsificação de documentos, crimes contra a saúde pública, fraude sobre mercadorias, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e posse de arma ilegal.

Já hoje, também fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou à Lusa que os cinco detidos são cidadãos portugueses e que entre eles se encontram alegados chefes das redes.

A mesma fonte acrescentou que os detidos serão presentes na quarta e na quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respetivas medidas de coação.

Segundo a AMN, esta megaoperação, com contornos internacionais, foi o culminar de uma investigação da Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima iniciada há dois anos, em colaboração com a Europol, a PSP, o Corpo Nacional de Polícia (Espanha), a Arma dei Carabinieri e a Guardia di Finanza (Itália) e a Gendarmerie (França).

A operação contou com 90 elementos da Polícia Marítima, apoiados por 26 veículos, explicitou a mesma fonte.

As buscas culminaram na apreensão de 16 viaturas, duas embarcações, 40.000 euros em numerário, mais de duas toneladas de amêijoa, duas armas de fogo, uma arma branca e ainda vários dispositivos eletrónicos, como, por exemplo, computadores.

Também na segunda-feira decorreu no rio Tejo uma operação de desmantelamento de uma rede nacional dedicada ao comércio de bivalves impróprios para consumo, tendo sido apreendidas 1,5 toneladas de bivalves. Foram detidas oito pessoas foram detidas e 13 constituídas arguidas.

Nesta operação, a cargo da Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), foi dado cumprimento a 53 mandados de busca (domiciliárias e em empresas, armazéns, veículos e embarcações): 42 em Portugal, cinco em Espanha e seis em Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+