Tempo
|
A+ / A-

Presidente manifesta orgulho nas Forças Armadas e agradece a sua ação no país e no exterior

10 mai, 2021 - 12:49 • Lusa

“Acontece por toda a parte, somos sempre os melhores dos melhores”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita ao Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou este segunda-feira orgulho nas Forças Armadas e agradeceu o seu contributo em missões no exterior e no país, destacando o seu papel no combate à pandemia de covid-19.

Em Braga, no decorrer de uma visita ao Regimento de Cavalaria n.º 6, Marcelo destacou ainda a marca de qualidade que as Forças Armadas portuguesas deixam nas missões no estrangeiro.

“Acontece por toda a parte, somos sempre os melhores dos melhores”, referiu.

Aludiu, concretamente, à presença “inesquecível”, para o povo local, das Forças Armadas no Afeganistão e ao elogio público do Presidente da República Centro-Africana em Paris, na comemoração de um século do fim da Grande Guerra, na presença de chefes de Estado de vários continentes, entre eles os dos Estados Unidos da América e da Rússia.

“Ouvi o Presidente da República Centro-Africana dizer que os portugueses eram de longe os melhores que lá estavam. E estavam militares de países latino-americanos, europeus, africanos, um ou outro asiático. Eram os melhores. Ele disse-o, em frente dos chefes de Estado de todos aqueles países. Eu fiquei muito orgulhoso”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente destacou ainda o papel das Forças Armadas na colaboração com as autarquias, na prevenção e no combate aos fogos e no combate à pandemia de covid-19.

“Não podemos deixar de agradecer esse vosso contributo”, referiu.

Marcelo começou o seu primeiro mandato presidencial com uma visita ao Estado Maior General das Forças Armadas e depois aos vários ramos e às diversas unidades espalhadas pelo país, um roteiro que foi interrompido em 2019, por causa da pandemia.

No início do segundo mandato, decidiu começar pelas unidades e “não pelo topo”.

“O comandante supremo das Forças Armadas é, em termos de serviço ao país, exatamente igual a qualquer um de vós, praça, sargento, oficial, com funções de comando. Estamos unidos numa mesma missão, uma missão por Portugal”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+