Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo diz que "em breve" dados biométricos serão partilhados entre cartão de cidadão e passaporte

06 mai, 2021 - 11:57 • Lusa

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública diz que o Governo está a investir em "soluções de futuro" para modernizar e simplificar os serviços públicos digitais.

A+ / A-

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que "em breve" será possível utilizar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e no passaporte ou ativar a chave móvel digital recorrendo à biometria.

Falando no Fórum Portugal Digital - que termina hoje -, a ministra disse que o Governo está neste momento a investir em "soluções de futuro" para modernizar e simplificar os serviços públicos digitais e deu como exemplo que "em breve" será possível "utilizar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e no passaporte ou ativar a chave móvel digital recorrendo a uma aplicação móvel e à biometria".

"A biometria vai simplificar muitíssimo o acesso à chave móvel digital, permitindo que a sua utilização assente na recolha de imagens do rosto em tempo real e na comparação dessas imagens com a imagem facial constante do cartão de cidadão, de forma automatizada, recorrendo a "software" com capacidade de deteção de vida e com os mais elevados padrões de segurança", disse na sua intervenção.

Para a ministra, esta solução, "que há apenas umas décadas poderia parecer tirada de um qualquer filme de ficção científica, estará a funcionar muito em breve".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+