Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores da Transtejo/Soflusa em greve dia 20 de maio

05 mai, 2021 - 16:47 • Ana Carrilho

Na origem do protesto está o impasse nas negociações em relação ao aumento dos salários.

A+ / A-

Os trabalhadores da Soflusa e Transtejo avançam para a greve no dia 20 de maio. As ligações fluviais entre Lisboa e a margem Sul do Tejo vão ser interrompidas durante todo o dia.

O pré-aviso foi apresentado hoje, depois das reuniões com a administração e no seguimento do mandato que os trabalhadores deram às organizações sindicais, caso a empresa não apresentasse qualquer proposta de aumento salarial.

Em declarações à Renascença, o dirigente da Federação de Sindicatos dos Transportes (FECTRANS), Paulo Lopes, afirmou que foi isso mesmo que aconteceu.

No entanto, faz questão de sublinhar que a administração da Transtejo/Soflusa até tem vontade de negociar, mas não tem autorização do Governo para o fazer.

“Portanto, o que foi posto em cima da mesa, foi zero. A tutela é do Ministério do Ambiente, mas este está subjugado ao Ministério das Finanças, que é quem tem a última palavra”, sublinha.

Os sindicatos que representam as duas empresas que asseguram as ligações fluviais no Tejo vão esperar até ao dia da greve – 20 de maio – por um sinal da empresa ou do Governo.

Se nada acontecer, nesse mesmo dia entregam novo pré-aviso de greve, mas para dois dias.

Deverá realizar-se 12 dias depois, ou seja, no início de junho. “E por aí fora, enquanto não houver respostas”, diz Paulo Lopes.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

[notícia atualizada às 18h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+