Tempo
|
A+ / A-

Greve dos trabalhadores do SEF terá “forte adesão”, diz sindicato

04 mai, 2021 - 12:36 • Celso Paiva Sol , Olímpia Mairos

Na base do protesto, marcado para sexta-feira, está a reestruturação do SEF, já regulamentada em decreto pelo Governo.

A+ / A-

O Tribunal Arbitral ainda não anunciou que serviços mínimos terá a greve do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), marcada para sexta-feira, mas os sindicatos acreditam numa forte adesão que praticamente irá paralisar o Serviço durante 24 horas.

O presidente do Sindicato de Carreira de Investigação e Fiscalização, que esteve na origem desta greve, adianta que só praticamente os aeroportos terão funcionários do SEF a trabalhar e mesmo aí, será, com perturbações.

“Nesta matéria todos os colegas estão unidos e esperamos que a adesão seja proporcional ao desagrado que todos eles sentem sobre esta matéria”, afirma Acácio Pereira.

O dirigente sindical adianta que decorrente da greve, irão ocorrer “perturbações em determinados sítios, nomeadamente nos aeroportos, onde somos obrigados a garantir os serviços mínimos, mas aí a perturbação vai ser grande e ao nível do que é a estrutura nacional do SEF, onde contamos com muitos departamentos ou todos os departamentos sejam encerrados”.

O protesto tem contornos inéditos, uma vez que junta pela primeira vez os três sindicatos que existem no SEF e que representam não só os inspetores, como todos os outros funcionários.

Acácio Pereira diz que há unanimidade na rejeição da restruturação do SEF que o Governo está a preparar.

Esta intenção do Governo de desmantelar o serviço de uma forma opaca é mau para o país, é mau para os imigrantes e é mau para a Segurança da União Europeia. Esta matéria é uma matéria da reserva absoluta da Assembleia da República e deve ser a Assembleia da República a decidi-la”.

De acordo com o presidente do sindicato, “o Governo não tem competência nesta matéria e não está legitimado por nenhum programa eleitoral, conforme invoca para o fazer”, considerando que “o senhor ministro da Administração Interna, ao fazer isto, está a fazer uma fuga para a frente, para esconder a sua irresponsabilidade”.

Os sindicatos acreditam que a vontade do ministro da Administração Interna não será mais forte que a Constituição e prometem continuar a usar todas as vias para lutar contra a extinção do SEF, até que os planos do Governo sejam revertidos.

“Nós esperamos que o bom senso prevaleça. Naturalmente que nós não enjeitamos nenhuma forma de luta e estamos dispostos, de uma forma unida e concertada, a continuar a lutar por aquilo que julgamos ser o melhor para o país e para os cidadãos”, conclui o presidente do sindicato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+