Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal aceita providência cautelar sobre escolha de administração da RTP

30 abr, 2021 - 19:03 • Lusa

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, dando 10 dias para ser deduzida oposição.

A+ / A-

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, dando 10 dias para ser deduzida oposição, de acordo com o despacho a que a Lusa teve acesso.

O Expresso noticiou que Manuel Coelho da Silva, ex-presidente do Conselho de Opinião da RTP e que concorreu à administração, colocou uma providência cautelar para travar a posse da equipa liderada pelo jornalista Nicolau Santos, presidente cessante da Lusa.

"Atentos os motivos invocados pelo requerente, proceda, nos termos solicitados, à citação urgente da entidade requerida [RTP] e contrainteressados enunciados [Nicolau Santos e Hugo Graça Figueiredo] para, querendo, deduzirem oposição, no prazo de 10 dias", lê-se no despacho, datado de 29 de abril.

"Mais advirta a entidade requerida para os efeitos do disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 128.º" do Código de Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA), refere o documento.

O artigo 128.º respeita à proibição de executar o ato administrativo.

De acordo com fontes ligadas ao processo, o que está em causa é a ausência de definição de critérios e sua ponderação na análise da escolha dos membros da administração.

No dia 26 de março, o Conselho Geral Independente (CGI) anunciou que Nicolau Santos e o administrador da RTP Hugo Figueiredo eram os nomes escolhidos para a integrar o novo Conselho de Administração da RTP.

Um mês depois, o órgão indigitou a nova administração, que tem Ana dos Santos Dias como terceiro elemento e com o pelouro financeiro, depois de parecer prévio vinculativo da tutela.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+