Tempo
|
A+ / A-

"Viajar sem pressa" não evitou mais de 10.500 infrações por excesso de velocidade

27 abr, 2021 - 08:20 • Lusa

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, GNR e PSP fiscalizaram mais de dois milhões de carros na última semana.

A+ / A-

Mais de 10.500 infrações por excesso de velocidade foram detetadas, nos últimos sete dias, na campanha "Viajar sem pressa", durante a qual foram fiscalizados por radar mais de dois milhões de veículos, anunciaram as autoridades.

Num comunicado conjunto, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP informam que, no total, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 2.386.661 veículos, 91% dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados, 10.591 circulavam com excesso de velocidade, dos quais 4.964 foram detetados pelos radares das forças de segurança e 5.627 pelos da ANSR, refere a nota.

A campanha, que decorreu entre os dias 20 e 26 de abril, pretendeu alertar para os riscos da condução em excesso de velocidade, uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

A iniciativa foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR pela PSP, em Alverca, Ovar, Tortosendo, Elvas e Porto Santo, onde foram sensibilizados 544 condutores e passageiros.

"Numa viagem de 10 quilómetros aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora apenas permite ganhar 1 minuto e 20 segundos, porém, uma reduzida diferença de velocidade pode fazer a diferença entre a vida e a morte", foi uma das mensagens divulgadas durante a campanha.

No que se refere à sinistralidade, entre os dias 20 e 26 de abril registou-se um total de 2.005 acidentes, de que resultaram quatro vítimas mortais, 31 feridos graves e 614 feridos leves.

As autoridades referem ainda que, relativamente ao período homólogo de 2020, registaram-se mais 1.075 acidentes, mais uma vítima mortal, mais 20 feridos graves e mais 355 feridos leves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+